Leo Moço é campeão brasileiro de barismo pela quarta vez
No último final de semana, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, o 17º Campeonato Brasileiro de Barismo teve como destaque o melhor barista do Brasil: pela quarta vez, Leo Moço, fundador do Grupo Café do Moço, foi o campeão brasileiro e, dessa vez, na categoria Brewers Cup. O evento foi sediado na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, e contou com 43 participantes.
Organizado pela BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association), a competição reuniu, além dos baristas, diversos espectadores, juízes e produtores de várias regiões do país. As modalidades da competição foram Latte Art, Coffee in Good Spirits e Brewers Cup. Na categoria Brewers Cup, os participantes tiveram 10 minutos para falar sobre o café e o método de preparo que escolheram para a competição.
Na primeira etapa, Léo utilizou um café da Etiopia com o intuito de mostrar o que os juízes esperam em um campeonato mundial. “Meu objetivo foi lançar uma reflexão a todos que assistiram a apresentação: como nós brasileiros, envolvidos no mercado de cafés especiais, podemos produzir um café excepcional para levar nosso país ao topo dos campeonatos mundiais de barismo?”, explica o barista.
Já na grande final, o grão selecionado foi produzido em São José da Boa Vista (PR), que passou por oito dias de fermentação em uma bombona de maceração carbônica pelo método Sprouting Process, além de mais 30 dias de fermentação a seco. Leo Moço trouxe à competição um microlote com perfil sensorial bem diferente do esperado para um café do Paraná e que se assemelha muito ao cafés produzidos fora do país.
A premiação de 2018 já é o quarto título nacional de Leo. “Participar do campeonato mundial de Brewers este ano vai ser uma responsabilidade ainda maior, porque vou defender o Brasil em casa. Grandes nomes do barismo e do universo dos cafés especiais estarão em Belo Horizonte. É um grande desafio”, comenta. Agora, o carioca radicado em Curitiba vai representar o país no campeonato mundial, que será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, em Belo Horizonte (MG).
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã