Café: Principal florada da safra 2019/20 é registrada em áreas produtoras do Brasil

Publicado em 25/09/2018 17:03 1970 exibições

LOGO nalogo

A florada principal do café na safra 2019/20 abriu nesta semana na maior parte das áreas produtoras do Brasil, segundo mostram imagens enviadas por produtores ao Notícias Agrícolas e postadas em redes sociais. Por conta da alta produção neste ano e déficit em algumas áreas, pairam preocupações.

"Registramos uma florada menor no início de setembro, mas acredito que essa [desta semana] terá plena abertura e será a florada principal da safra 2019. Ainda pode acontecer mais uma, mas em menor proporção", explica o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, em Franca (SP), Marcelo Jordão Filho.

Segundo o especialista, as lavouras que tiveram alta produção nesta temporada tendem a ter florada uma florada pequena e devem produzir pouco no ano que vem. Já as plantações que produziram pouco em 2018, por conta da bienalidade, devem ter uma florada normal e produzir mais na próxima temporada.

 Principal florada do café registrada em São Pedro da União (MG) - Foto: Fernando Barbosa Principal florada do café registrada em São Pedro da União (MG) - Foto: Fernando BarbosaPrincipal florada do café registrada em São Pedro da União (MG) - Foto: Fernando Barbosa Principal florada do café registrada em São Pedro da União (MG) - Foto: Fernando Barbosa Principal florada do café registrada em São Pedro da União (MG) - Foto: Fernando Barbosa

As chuvas recentes contribuíram para o florescimento das lavouras. No entanto, já pairam dúvidas com o pegamento dessas floradas. "Por conta déficit hídrico que antecedeu as chuvas, as lavouras entraram para florada com baixo potencial de enfolhamento, o que pode comprometer o pegamento", disse Filho.

Veja mais:
» PR: Florada do café sinaliza produção maior para 2019, diz Seab

A colheita da safra 2017/18 está praticamente finalizada no Brasil. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou na última terça-feira (18) que a produção brasileira de café pode totalizar neste ano 59,9 milhões de sacas beneficiadas de 60 kg. A maior da história.

De acordo com mapa do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), precipitações acumuladas entre 7 e 50 milímetros foram registradas no estado de Minas Gerais e São Paulo nos últimos cinco dias. Já o Paraná teve chuvas mais volumosas no período.

Veja o mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos cinco dias:

Mapa com a precipitação acumulada em todo o Brasil nos últimos cinco dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Em relatório, no final de semana, Rodrigo Costa, analista e diretor da Comexim nos Estados Unidos, antecipou em relatório que o mercado aguardava a florada. No fechamento desta terça-feira (25), o principal vencimento do arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) caía mais de 100 pontos, a 97,15 cents/lb.

"No Brasil o clima favorável aponta para a abertura de uma nova florada, a principal, e o mercado ficará de olho para ajustar suas expectativas. Hoje o consenso é de que o ano-safra de 2019/2020 ainda terá um superávit mundial, não as atuais 8.6 milhões de sacas de 18/19, mas talvez metade disto", disse Costa.

Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

1 comentário

  • Carlos Rodrigues

    Mais um ano grande safra?? cheira a mais desgraça!!!

    0