Procafé: Problemas na renovação de cafeeiros em áreas com o nematoide exígua

Publicado em 21/11/2018 08:50

Problemas graves no desenvolvimento de cafeeiros jovens, plantados em áreas de renovação, antes ocupadas com cafezais velhos, vêm sendo observados, devido à alta população de nematoides da espécie Meloidogyne exígua , nas raízes dos cafeeiros novos. Isso vem acontecendo, até de forma surpreendente, por ser esta espécie considerada menos danosa.

A espécie de nematoide M. exígua é de ocorrência bastante ampla, podendo ser observada na maioria das lavouras cafeeiras mais velhas, nas variadas regiões de café arábica no país. Nos cafezais adultos, esse nematoide permite certa convivência, podendo-se manter  as plantações, com perdas pouco significativas de produtividade. Já, outras espécies do gênero Meloidogyne, como a M. paranaensis e M. incognita, provocam danos severos, ocasionando até a morte de plantas, mas apresentam ocorrências mais localizadas.

Na renovação de cafezais, com substituição por novos plantios, em áreas infestadas por nematoides, práticas especiais tem sido, efetivamente, utilizadas para os casos de ocorrência das espécies mais danosas, citando-se o uso obrigatório  de variedades resistentes, de pé franco, ou emprego de mudas enxertadas sobre porta-enxertos resistentes. Por outro lado, no caso de infestações pelo nematoide exígua pouco ou nenhum cuidado vem sendo adotado.

Mas, pelos exemplos de danos  que temos visto, recentemente, é preciso sim prestar atenção quando da substituição de lavouras velhas de café, em áreas infestadas por M. exígua. Nessa condição, a alta população desse nematoide, presente nas raízes velhas e no solo, passa, rapidamente, para as mudas recém-plantadas na área. Assim, temos observado um bloqueio rápido  no desenvolvimento das raízes finas dos cafeeiros novos, os quais passam a apresentar baixo crescimento nas plantas e  amarelecimento da folhagem, sintomas semelhantes àqueles provocados por deficiências de nutrientes e de água. Na realidade, trata-se de uma carência induzida.

As plantas novas de cafeeiros em formação, até os 2 anos de idade, quando bem infestadas, oferecem pouca resistência ao seu arranquio manual e quando se observa o sistema radicular delas, depois de arrancadas, mostram pouco desenvolvimento de suas  raízes finas e, ainda, elas se apresentam quase totalmente tomadas por galhas,  típicas do nematoide exígua.

Diante da constatação de problemas, devidos ao nematoide exígua, na substituição de lavouras velhas é indicado tomar medidas preventivas, como adotar o descanso da área, por um ano, com plantio de outra cultura, como o milho, para reduzir a população de nematoides. No plantio do café deve-se usar uma fonte de matéria orgânica no sulco/cova e, se possível, aplicar um nematicida. Ainda, deve-se dar prioridade ao emprego de variedades resistentes nessas áreas de renovação.

No pós- plantio, uma vez constatado o mau desenvolvimento das plantas, indica-se, igualmente, usar mais adubos orgânicos em cobertura e a aplicação de nematicidas, sendo indicados produtos nematicidas químicos ou biológicos, ou combinação de ambos.

Procafé

Procafé

Procafé

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário