Procafé: Lagarta aranha provoca raspagem de folhas do cafeeiro

Publicado em 20/05/2019 11:45

Muitas vezes nos deparamos, no campo, com folhas de cafeeiros danificadas, com uma espécie de raspagem superficial do limbo foliar e ficamos sem saber qual seria a causa desse sintoma. Porém, depois de observar a ocorrência em três lavouras, em diferentes regiões cafeeiras, foi possível associar esta raspagem ao ataque de lagarta aranha.

A lagarta aranha, cujo nome científico é Phobetron hipparchia, é a forma jovem de uma mariposa da ordem  Lepidoptera, família Limacodidae. Ela tem corpo achatado e apresenta extensões como pernas ou braços. Possui pelos que não são venenosos, porém podem causar uma reação alérgica ao toque. Tem falsas pernas curtas, como ventosas. Ela não tem uma coloração predominante, podendo assumir tons mais claros, como amarelados, até mais escuros, como vinho.

A lagarta  tem o nome de aranha , pois parece com aquele aracnidio. Ela ataca folhas de diversas árvores frutíferas, aí incluído o cafeeiro.

Por sinal, a planta de café é atacada por diversas lagartas, começando pela do bicho mineiro, que destrói o interior das folhas, formando minas. As que comem as folhas são menos frequentes, sendo as mais comuns a lagarta mede-palmos (Oxidia), a lagarta Eacles e a lagarta fogo. O desequilíbrio, seja por estiagem, seja por uso de defensivos, é uma causa de aumento do ataque de lagartas e seu controle, quando em ataques significativos, pode ser feito com o uso de inseticidas específicos, químicos ou biológicos(Bacillus).

Procafé

Procafé

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário