Acordo de US$ 1,5 bi com China viabiliza 2 torrefações de café do Brasil, diz agência

Publicado em 09/08/2019 13:08

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Café Santa Mônica assinou nesta sexta-feira, em Xangai, um memorando de entendimento com o fundo de investimento Greenfield Capital e o governo chinês no valor de 1,5 bilhão de dólares, que deverá viabilizar a construção de duas torrefações na China, além da exportação de café brasileiro.

Segundo comunicado da InvestSP, agência ligada ao governo paulista que visa atrair investimentos para o Estado, o acordo prevê a criação de uma holding que construirá torrefações e montará 100 mil vending machines para distribuir o produto diretamente aos consumidores chineses.

Do lado brasileiro, a Santa Mônica fornecerá o café paulista para a holding. A expectativa é que ao longo dos próximos 12 meses o grupo exporte aproximadamente 100 mil sacas de café de 60 quilos para o cobiçado mercado da China.

"Os embarques de café e os primeiros aportes de recursos começam a partir de setembro. O planejamento indica que o projeto como um todo será concluído em até cinco anos, com a construção das fábricas e a instalação das vending machines", afirmou Colin James Francis, executivo de negócios internacionais do Café Santa Mônica, segundo nota da InvestSP, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.

O acordo permitirá que uma empresa brasileira possa comercializar o café paulista diretamente com o mercado chinês, garantindo assim melhores margens de remuneração ao longo de toda a cadeira de produção, acrescentou o comunicado.

Atualmente, o Café Santa Mônica já exporta para mais de 30 países e iniciou recentemente os primeiros embarques para a China, mas ainda em lotes pequenos. O acordo permitirá que a empresa possa ampliar de forma significativa sua participação no mercado chinês.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    Menos mal, mas o ideal seria que as torrefações fossem instaladas no Brasil. Vamos exportar um saco de café por U$-120,00 e depois a China vende esse mesmo produto por U$-1.200,00. A Alemanha faz isto com o Brasil há séculos.

    1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Gilberto, a muito tempo atrás assisti uma aula com o professor José Monir, e ele dizia já na década de 90, que no Brasil o governo não deixa ninguém progredir, não existem boas torrefadoras no Brasil porque o funcionalismo público, os professores universitários, a maioria deles comunistas, toma medidas para que isso não aconteça. Nós nunca tivemos um capitalismo autentico no Brasil, o chamado livre mercado.

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Esse é o "POBREMA" brasileiro fornecedor de matéria-prima... ... Quando a NESTLE fez aquela propaganda de quase um ano de propaganda em todos os meios de comunicação para lançar a máquina de "copinhos" de café com sabores que não são o "sabor do café".... Falei: Agora vão acabar com o produtor... ... Aquela "desgraça" tem a cafeina que é do café, aí eles colocam o sabor que querem, é tudo artificial. Agora estão domesticando o paladar do consumidor... ... Daqui uns tempos a cafeina "também" será artificial, aí a planta Coffea arabica poderá ser mais uma espécie que irá constar na lista das espécies em extinção...

      4
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Amigos do site Noticias Agricolas, tempos atrás houve um problema com os comentários que escrevia, eles simplesmente sumiam da caixa de comentários, e está acontecendo isso de novo. Estou escrevendo agora por um aplicativo. Fui olhar no google o que é a tal fazenda Santa Monica e a quem pertence, e vejam só... encontrei mais um rei no Brasil. Um sujeito que peneira café descascado e limpo de terno e gravata. Leiam a estorinha lá, conto de fadas para adultos. Na verdade o que os produtores de café precisam aprender é fazer negócios com uma holding que tenha negócios com um fundo de investimentos, com a intermediação do governo do estado junto ao governo comunista chines. Não é possivel que voces sejam tão burros que não consigam fazer uma coisa simples dessas. Isso serve também para pequenos produtores pois, segundo uma revista conceituada, o rei do café produz 4.500 sacas por ano em uma área irrigada de 90 ha. Aprendam a fazer negócios com o João, não o Batista que esse bate marreta todos os dias para manter o site Noticias Agricolas, mas o Dória, esse sim sabe das coisas.

      4
    • JOSE LUIZ PELOSO RABELO CAMPOS GEARIS - MG

      Todo mundo ganhando dinheiro e o produtor vendendo cafe a 390,00 reais, vamos ver se vai ter a meteria-prima lá na frente, pois muitos estao desistindo da cultura...

      2
    • Arthur Moscofian

      Primeiro vamos salvar o agricultor brasileiro, pois o preço do café está abaixo do custo. Posteriormente vamos colocar mais torrefadoras no Brasil, somente 2 torrefadoras na China nao darão conta do possível consumo

      0