Cafeicultores do Sul de Minas criam Associação
Em busca do aumento da qualificação dos cafés produzidos pelos municípios do Sul de Minas Gerais, os cafeicultores dessa região se organizaram para criar a “Associação dos Cafeicultores do Sul de Minas”, também conhecida como ACAF.
A ideia é buscar o aumento do valor do café produzido de forma consistente, contínua e sustentável, por meio de duas ações principais: 1) a qualificação do cafeicultor, seja com a transferência de conhecimento/educação, tecnologia e metodologias de gestão adequadas à realidade dos cafeicultores dessa região, e 2) pelo fomento da criação de IG’s que buscam agregar valor ao café produzido pelo registro de sua identidade geográfica.
Espera-se que com a maior qualificação do cafeicultor, e com o selos fornecidos pelas IG’s, os cafés da região do Sul de Minas venham a ter um maior valor no mercado nacional e internacional, e desenvolver a região agregando outros valores, dentre eles, por exemplo, o turismo rural.
A ACAF participará das Feiras e Eventos do Setor da Cafeicultura do Sul do Estado, sempre no estande da Emater. Começará com a Femagri em Guaxupé e seguimos para as demais. Outras regiões produtoras já conseguiram o registro de indicação geográfica ou a marca coletiva . O que é uma grande estratégia de desenvolvimento territorial. Com ela, geramos possibilidades e melhoramos a visibilidade dos grãos.
0 comentário
Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)
Projeto inovador e criativo une o universo do café com as passarelas de moda no BR
Preços do café trabalhavam com ganhos de mais de 2% na manhã desta 6ª feira (13)
Café fecha com fortes altas nas bolsas nesta 5ª feira, com correção e ajustes técnicos
Produtores de café canéfora expandem lavouras para novas áreas no Brasil, incluindo MT
Cooxupé está entre as 300 maiores cooperativas do mundo