Cafeicultores do Sul de Minas criam Associação

Publicado em 07/02/2020 09:15

Em busca do aumento da qualificação dos cafés produzidos pelos municípios do Sul de Minas Gerais, os cafeicultores dessa região se organizaram para criar a “Associação dos Cafeicultores do Sul de Minas”, também conhecida como ACAF. 

A ideia é buscar o aumento do valor do café produzido de forma consistente, contínua e sustentável, por meio de duas ações principais: 1) a qualificação do cafeicultor, seja com a transferência de conhecimento/educação, tecnologia e metodologias de gestão adequadas à realidade dos cafeicultores dessa região, e 2) pelo fomento da criação de IG’s que buscam agregar valor ao café produzido pelo registro de sua identidade geográfica.

Espera-se que com a maior qualificação do cafeicultor, e com o selos fornecidos pelas IG’s, os cafés da região do Sul de Minas venham a ter um maior valor no mercado nacional e internacional, e desenvolver a região agregando outros valores, dentre eles, por exemplo, o turismo rural. 

A ACAF participará das Feiras e Eventos do Setor da Cafeicultura do Sul do Estado, sempre no estande da Emater. Começará com a Femagri em Guaxupé e seguimos para as demais. Outras regiões produtoras já conseguiram o  registro de indicação geográfica ou a marca coletiva . O que é uma grande estratégia de desenvolvimento territorial. Com ela, geramos possibilidades e melhoramos a visibilidade dos grãos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Assessoria de Imprensa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário