Colheita de café do Brasil se aproxima da metade e tem "muito boa" qualidade, diz CNC

Publicado em 17/07/2020 13:29

LOGO REUTERS

A colheita do café no Brasil se aproxima da metade do previsto na safra 2020 e tem "qualidade muito boa", afirmou nesta sexta-feira o Conselho Nacional do Café (CNC), com base em relatos de cooperativas associadas e órgão de pesquisa.

Segundo nota do CNC, "não se observa (na safra 2020) incidência de broca", uma praga que normalmente preocupa os cafeicultores.

Os comentários sobre a qualidade confirmam avaliações anteriores de produtores e são uma boa notícia para o setor, após as características de parte dos grãos colhidos em 2019 terem deixado a desejar, devido ao clima irregular.

Para o presidente do CNC, Silas Brasileiro, esse cenário em 2020 resulta dos cuidados empregados pelos produtores no processo de colheita.

"Temos a cafeicultura mais sustentável do mundo e isso é reflexo do profissionalismo e do zelo dos cafeicultores nos processos da pré até a pós-colheita", afirmou ele.

Este ano, com o advento da pandemia, o setor elaborou um programa de prevenção aos produtores, "que seguiram as recomendações e otimizaram ainda mais os trabalhos de 'panha', o que também evitará a incidência de broca para a próxima safra", comentou Brasileiro.

O presidente do CNC reforçou que é necessário que os cafeicultores mantenham os cuidados no campo para que o cenário permaneça positivo em relação à sanidade dos cafés do Brasil.

"Com a evolução da colheita, é fundamental a atenção com os frutos de 'rastelação' e a realização da 'varrição', de maneira que não deixemos portas abertas à broca, não tendo que elevar os custos para sanar a praga em 2021", disse.

Ele avaliou que os números oficiais do governo brasileiro são os "mais confiáveis" em termos de volume de colheita para 2020.

Para a safra 2020 de café, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta um volume entre 57,2 milhões e 62 milhões de sacas de 60 kg, citou o CNC.

Consultorias privadas e até o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) projetam volumes bem acima dos estimados pela Conab.

Uma safra recorde do Brasil, maior produtor e exportador mundial, pressiona o mercado global em ano de incertezas sobre o consumo, disse na véspera o analista de café da StoneX, Fernando Maximiliano.

A safra brasileira foi estimada na quinta-feira pela StoneX em um recorde de cerca de 65 milhões de sacas de 60 kg.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário