Maturação dos frutos influi na escolha das variedades de café
A época de maturação dos frutos é uma característica importante, a ser considerada na escolha de variedades de café a serem plantadas.
Até poucos anos atrás a cafeicultura brasileira contava, basicamente, com apenas duas variedades (com várias linhagens) a Mundo Novo e a Catuai, que ocupam a grande parte de nossos cafezais, pelas suas boas características de produtividade e vigor nos cafeeiros.
Com o desenvolvimento e introdução gradativa de novos materiais genéticos, que buscam associar resistência à ferrugem com, também, boa produtividade, surgem novas alternativas para uso na renovação de cafezais.
No que diz respeito à época de maturação dos frutos, existem variações que podem ser bem aproveitadas. Dentre as variedades tradicionais- Mundo Novo e Catuai, já existe esse diferencial, com maturação dos frutos precoce a média no Mundo Novo e tardia no Catuai. Com as novas variedades foi ampliado este leque de maturação, podendo-se contar, também, com materiais muito precoces a precoces e outros muito tardios.
A importância de poder ter, na propriedade, talhões de variedades com diferentes épocas de maturação dos frutos consiste em poder programar melhor a época de colheita, iniciando pelos talhões das variedades mais precoces e terminando pelas muito tardias. Com isso pode-se estender o período de colheita, começando mais cedo e terminando mais tarde. Em decorrência pode-se racionalizar o uso da mão-de-obra e do maquinário empregados na colheita e, também, a infra-estrutura destinada ao preparo no pós-colheita. A qualidade do café colhido também vai ser melhorada com o escalonamento da colheita, pois assim é possível colher mais café no estágio cereja.
A escolha das variedades/cultivares, de acordo com a época de maturação dos frutos, pode ser feita observando as seguintes indicações:
1-Materiais muito precoces a precoces – Bourbon amarelo, Icatu 3282, Catucai 785-15, Beija Flor, IAC 125 ou Tupy RN e Siriema AS1.
2-Materiais de maturação precoce a média – Mundo Novo e Acaiá e Catucais amarelos (2SL, 20/15-479, 24-137) e Asabranca.
3-Materiais de maturação tardia – Catuais, Acauãs e híbridos(Acauã cv 8, Grauna, Acauãma) , Japy, Palmas e Sabiá.
4-Materiais de maturação muito tardia – Arara e Anuai.
Outras cultivares disponíveis, aqui não incluídas, também podem ser indicadas, observando a sua época de maturação.
Por fim é necessário destacar que a época de maturação dos frutos, ligada à genética das plantas de café, interage com o ambiente e com os tratos. Em áreas com altitudes mais baixas, mais quentes, a maturação é acelerada e nas regiões muito altas e frias, e em faces pouco ensolaradas, a maturação fica atrasada. Falta de chuva, adubação e outros tratos mal feitos aceleram a maturação dos frutos.

0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café