Maturação dos frutos influi na escolha das variedades de café

Publicado em 25/08/2020 11:26

A época de maturação dos frutos é uma característica importante, a ser considerada na escolha de variedades de café a serem plantadas.

Até poucos anos atrás a cafeicultura brasileira contava, basicamente, com apenas duas variedades (com várias linhagens) a Mundo Novo e a Catuai, que ocupam a grande parte de nossos cafezais, pelas suas boas características de produtividade e vigor nos cafeeiros.

Com o desenvolvimento e introdução gradativa de novos materiais genéticos, que buscam associar resistência à ferrugem com, também, boa produtividade, surgem novas alternativas para uso na renovação de cafezais.

No que diz respeito à época de maturação dos frutos, existem variações que podem ser bem aproveitadas. Dentre as variedades tradicionais- Mundo Novo e Catuai, já existe esse diferencial, com maturação dos frutos precoce a média no Mundo Novo e tardia no Catuai. Com as novas variedades foi ampliado este leque de maturação, podendo-se contar, também, com materiais muito precoces a precoces e outros muito tardios.

A importância de poder ter, na propriedade, talhões de variedades com diferentes épocas de maturação dos frutos consiste em poder programar melhor a época de colheita, iniciando pelos talhões das variedades mais precoces e terminando pelas muito tardias. Com isso pode-se estender o período de colheita, começando mais cedo e terminando mais tarde. Em decorrência pode-se racionalizar o uso da mão-de-obra e do maquinário empregados na colheita e, também, a infra-estrutura destinada ao preparo no pós-colheita. A qualidade do café colhido também vai ser melhorada com o escalonamento da colheita, pois assim é possível colher mais café no estágio cereja.

A escolha das variedades/cultivares, de acordo com a época de maturação dos frutos, pode ser feita observando as seguintes indicações: 

1-Materiais muito precoces a precoces – Bourbon amarelo, Icatu 3282, Catucai 785-15, Beija Flor, IAC 125 ou Tupy RN e Siriema AS1.

2-Materiais de maturação precoce a média – Mundo Novo e Acaiá e Catucais amarelos (2SL, 20/15-479, 24-137) e Asabranca.

3-Materiais de maturação tardia – Catuais, Acauãs e híbridos(Acauã cv 8,  Grauna, Acauãma) , Japy, Palmas e Sabiá.

4-Materiais de maturação muito tardia – Arara e Anuai.

Outras cultivares disponíveis, aqui não incluídas, também podem ser indicadas, observando a sua época de maturação.

Por fim é necessário destacar que a época de maturação dos frutos, ligada à genética das plantas de café, interage com o ambiente e com os tratos. Em áreas com altitudes mais baixas, mais quentes, a maturação é acelerada e nas regiões muito altas e frias, e em faces pouco ensolaradas, a maturação fica atrasada. Falta de chuva, adubação e outros tratos mal feitos aceleram a maturação dos frutos.

Procafé - Maturação dos frutos

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário