Boa safra: 88% dos cafés já armazenados pela Cooxupé são de alta qualidade

Publicado em 26/08/2020 11:37 e atualizado em 26/08/2020 12:23
Cooperativa já recebeu cerca de 6 milhões de sacas de café; Colheita avançou para 89% na última semana

LOGO nalogo

A colheita da safra 2020/21 de café já está na reta final em Minas, e os trabalhos de armazenamento da grande safra estão a todo vapor no estado. Segundo dados divulgados pela Cooxupé, a cooperativa recebe uma média de 95 mil sacas de café por dia e registrou o recorde histórico de recebimento em 27 de julho, com o recebimento de 118 mil sacas.

A safra que é considerada de ciclo alto chama atenção pelos números de produção, mas também pela qualidade do café neste ano. Do montante já recebido, cerca de 6 milhões de sacas, 88% são cafés considerados finos, de alta qualidade. 9% representam um café de média qualidade e apenas 1% são cafés de baixa qualidade. A cooperativa destaca que os números são muito superiores em relação ao ano passado. A estimativa é de que a Cooxupé receba 7 milhões de sacas de 60kg até o final da colheita. 

Jorge Florêncio, Gerente de Comunicação da Cooxupé, destaca que a qualidade é muito superior quando comparada com a safra passada, fruto das condições do tempo que ajudaram no desenvolvimento da safra e também na colheita, mas também pelo alto empenho do produtor em seguir orientações técnicas. "Há anos a Cooxupé faz um trabalho muito forte de orientação técnica com os cooperados e o tempo sem chuva foi um grande aliado da safra", comenta. 

Cooxupé
Cooperativa recebe média de 95 mil sacas por dia 

Sobre a colheita

A colheita chegou em 89,17%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (26) pela Cooxupé. A apuração foi feita na semana de 17 a 21 de agosto e representa avanço de 4,72 pontos porcentuais ante a semana anterior.

Em comparação com anos  de alta produção, como foi em 2018, a colheita está relativamente atrasada, consequência da pandemia do Coronavírus. Havia uma incerteza no mercado se a colheita no Brasil aconteceria sem grandes problemas, mas Jorge destaca que apesar das mudanças necessárias, o saldo é muito positivo.

"Esses números são os resultados de uma safra muito bem preparada. Atrasou entre 10 e 15 dias, mas foi feito um esforço muito grande da cooperativa e importantes instituições para que tudo acontecesse sem grandes complicações", comenta. 

A região que tem os trabalhos mais adiantados é a de São Paulo, com 96,86% (ante 92,09% na semana passada). Em seguida, vem o sul de Minas Gerais, com 94,48% (ante 91,19%) e, por fim, o cerrado mineiro, com 79,13% (72,11% na semana passada). 

Café - CNA
Colheita já está em 89% nas principais regiões produtoras do país 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário