Exportações de café da Costa Rica crescem fortemente em agosto e de Honduras despencam

Publicado em 03/09/2020 11:22

LOGO REUTERS

As exportações de café da Costa Rica aumentaram 72,4% em agosto em relação ao mesmo mês de 2019 devido ao aumento da produção e ao avanço dos embarques de compradores internacionais no contexto da pandemia do coronavírus, informou o Instituto na terça-feira. do Café da Costa Rica (ICAFE).

O país centro-americano, conhecido por seu café de alta qualidade, exportou 98.343 sacas de 60 quilos no mês passado, 41.288 unidades a mais do que em agosto do ano passado, o que representa o maior aumento anual em pelo menos três anos.

"Há entusiasmo. Fomos muito favorecidos pelas exigências antecipadas. Acreditamos que os compradores estão com poucos estoques de cafés finos e que as pessoas estão bebendo mais café durante a pandemia de COVID-19", disse Xinia Chaves, diretora do ICAFE, à Reuters.

Além da demanda pelo feijão arábica da Costa Rica, o país se beneficia do aumento de 11,5% na última safra (2019-2020) em relação à anterior. Para a próxima produção, espera-se aumento de 8,2%, reflexo da renovação dos cafezais e das melhores condições climáticas.

Com os números das exportações de agosto, a Costa Rica supera o volume vendido no atual ciclo do café, que vai de outubro a setembro do ano seguinte. Já colocou 1 milhão de sacas, 3,8% a mais que no período anterior, apesar das consecutivas reduções ano a ano nos primeiros cinco meses do ciclo.

O produto da Costa Rica tem um preço médio internacional de US $ 200,95 por quintal e menos de 10% da safra passada está pendente de colocação no mercado internacional, acrescentou Chaves.

A nova safra costarriquenha começou em agosto nas áreas baixas do país e vai durar até março, com o temor dos efeitos que as restrições contra a Covid-19 terão sobre a disponibilidade de mão de obra migrante no final de 2020.

As exportações em  Honduras despencam . As exportações de café hondurenho caíram 42,4% no comparativo anual em agosto devido à queda na produção local devido aos baixos preços do grão no mercado mundial.

As vendas de Honduras, principal exportador centro-americano de café, somaram 156.921,69 sacas de 60 quilos em agosto, ante 272.374,58 no mesmo mês da safra 2018-2019, segundo dados preliminares do Instituto Hondurenho do Café (IHCAFE).

“A queda no volume das exportações em agosto se deve à queda da nossa produção de café nesta safra em função dos preços praticados no mercado mundial que até ocasionaram o abandono das safras, somada a uma estiagem que afetou as fazendas”, Miguel Pon, diretor executivo da Associação de Exportadores de Café de Honduras (ADECAFEH), disse à Reuters.

As exportações acumuladas de outubro a agosto na safra 2019-2020 somaram 5,3 milhões de sacas de 60 quilos, 17,8% a menos que as 6,5 milhões de sacas enviadas ao exterior no mesmo período da safra anterior.

O gerente do IHCAFE, Francisco Ordóñez, disse à Reuters em uma entrevista recente que as exportações para a safra atual cairiam até 19% devido à produção menor devido aos preços internacionais mais baixos.

Nos últimos quatro anos, os preços do café caíram drasticamente, principalmente devido à superprodução no Brasil e no Vietnã. Uma leve recuperação começou no início de 2020, mas foi interrompida pela pandemia de coronavírus.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário