Café: produtores da CAPAL elevam produtividade média em 10 sacas/hectare nesta safra 2020

Produtores de café da Capal Cooperativa Agroindustrial, com sede em Arapoti (PR), registraram produtividade média de 40 sacas de 60 kg por hectare nesta safra 2020, cuja colheita foi concluída em agosto, representando aumento de cerca de 33% em comparação com o ano passado, quando o rendimento médio foi de 30 sacas por hectare.
Conforme comunicado da Capal, a produção total atingiu cerca de 170 mil sacas, favorecida pelo clima. Os cooperados cultivaram uma área de 4.270 hectares de café nesta safra, nos municípios de Carlópolis (PR), Taquarituba (SP) e Fartura (SP), com 3.337, 1.497 e 859,7 hectares, respectivamente. A Capal tem 273 associados produtores do grão. O café colhido é da espécie arábica, com 80% do total da variedade mundo novo.
O agrônomo e supervisor de café da Capal, José Ryoti Nakabayashi, disse no comunicado que “a qualidade do café é excelente. São produtores de alta produtividade e assimilaram o trabalho que a Capal faz na região. Eles saíram de uma cafeicultura tradicional, em que se produzia de 18 a 20 sacas por hectare para 40 até 60 sacas, em média”.
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores