Café e Clima Cooxupé: Florada se abriu com calor e baixa reserva de água no solo, diz especialista

Publicado em 06/10/2020 18:41

LOGO estadao

A florada de café neste ano se abriu entre o fim de setembro e início de outubro sob condições de muito calor, seca e, consequentemente, baixa reserva de água no solo, informou o engenheiro agrônomo da cooperativa Cooxupé e cafeicultor, Guy Carvalho, no Fórum Técnico Café e Clima, promovido online nesta tarde, pela própria cooperativa. "Além disso, a previsão de chuva é só a partir de 10 de outubro", continuou. "Essa situação levou as plantas ao limite, pois estão com privação hídrica muito grande", disse ele, referindo-se às principais regiões cafeicultoras do País, em São Paulo e Minas Gerais.

De fato, o déficit hídrico no solo este ano nos cafezais bateu recorde, confirmou o também agrônomo Éder Ribeiro dos Santos, coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, no mesmo evento. "Armazenamento de água no solo baixo, temperaturas elevadas e poucas precipitações contribuem para essa condição", confirmou. "O florescimento ocorreu em situação de temperaturas máximas muito altas e déficit hídrico extremamente elevado."

Ainda segundo Carvalho, outra questão que deve prejudicar a próxima safra é que os cafezais vêm de safra cheia no ano passado, o que exige muito das plantas. "Em 2019 houve a 'bienalidade alta' (na qual os cafezais produzem mais em relação ao ano anterior)", explicou. "Para agravar a situação, nos últimos dez meses as chuvas caíram em níveis muito baixos, menores do que a metade da média histórica; isso maltratou muito as plantas", continuou. "Esse quadro é irreversível e preocupante e com certeza afetará a produção a ser colhida em 2021", disse.

Chuva até novembro será abaixo da média nas áreas produtivas

LOGO estadao

A chuva neste último trimestre do ano deve ficar abaixo da média nas regiões cafeicultoras do País em função do fenômeno climático La Niña, disse o professor da Esalq/USP Paulo Sentelhas, especializado em agroclimatologia. Sentelhas participa nesta tarde de evento online promovido pela cooperativa Cooxupé sobre café, clima e perspectivas para a safra 2021. "A expectativa é de que as chuvas voltem a partir do fim de outubro e que a estação chuvosa se restabeleça mesmo em novembro", continuou ele. "Até lá, a deficiência hídrica vai continuar atrapalhando o desenvolvimento da safra de café."

Ele disse que, principalmente pelo fato de que em outubro as chuvas serão bem abaixo do normal, "isso vai influenciar a deficiência hídrica do trimestre inteiro". "Há uma probabilidade alta de a chuva ficar abaixo do normal nesse período", enfatizou, acrescentando, porém, que a situação pode se modificar em razão da previsão de longo prazo quando se fala de clima. Sentelhas explicou também que em anos de La Niña o período de seca do ano seguinte costuma se prolongar um pouco mais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário