Manejo correto da broca-do-café para a produção de cafés de qualidade

Publicado em 28/10/2020 11:49

A broca-do-cafeeiro é uma praga que chegou ao Brasil em 1913 através de sementes importadas. A fêmea adulta perfura os grãos até a região da coroa dos frutos, onde deposita seus ovos. Em seguida, as larvas se alimentam dos grãos de café, produzindo uma nova geração entre 21 a 63 dias e que permite ocorrer até sete gerações por ano.

Seu ataque aos frutos a campo se inicia entre novembro e dezembro e vai até a colheita – afetando grãos em qualquer estágio de desenvolvimento. Os frutos remanescentes, abandonados na colheita incompleta dos pés de café, e os frutos ao chão dentro da lavoura, são a principal fonte para sua alimentação e de passagem dos insetos-praga para a safra seguinte.

Os prejuízos acontecem com a perda de peso do café beneficiado, podendo variar entre 20 até 50%. Esta praga causa o apodrecimento das sementes e a quebra dos grãos durante o beneficiamento, provocando a queda de grãos quando são perfurados. Além disso, leva os produtores a adiantar o ponto ideal de colheita, induzindo à perda de viabilidade das sementes para o plantio. Indiretamente, também afetam a qualidade, interferindo no tipo de classificação comercial do lote à medida que aumenta a proporção dos grãos brocados. Não bastasse isso, ainda afeta a qualidade sensorial da bebida ao facilitar o desenvolvimento de microrganismos e o risco de aparecimento das micotoxinas – nos sujeitando às barreiras sanitárias no mercado externo.

A temperatura também pode contribuir com o aumento da infestação da praga. Em períodos de chuva, entre setembro a dezembro, e de seca, entre janeiro a março, há possibilidade de multiplicação da praga na lavoura.

Para se evitar danos, o cafeicultor deve fazer a colheita seletiva e bem feita. O ideal é colher até mesmo os talhões pouco produtivos; eliminar cafezais abandonados; realizar um rigoroso repasse entre 7 a 15 dias após a colheita; monitorar a população da praga na lavoura na época de trânsito e durante a safra, adotando medidas de controle que passam pelo controle químico na fase de chumbinho; e, inclusive, o controle físico com a desintegração dos restos de frutos e folhas logo após a colheita, podendo se adotar o controle biológico com a espécie de fungo Beauveria bassiana.

“O monitoramento, procedimento considerado a chave para um bom controle, se inicia na época de trânsito da praga na lavoura, quando os frutos entram na fase denominada chumbinho – com a formação da massa dos grãos, entre o 3º e o 5º mês após a florada”, orienta o técnico agrícola Marco Antônio Casini Sanchez, especialista em café e extensionista do IDR-Paraná, em Apucarana.

O desenvolvimento de novas tecnologias de monitoramento, como é o caso do uso de iscas, se demonstra muito mais eficiente como ferramenta de manejo, permitindo associar as práticas de controle mecânico e biológico e permitindo reduzir – e até evitar – o uso de produtos químicos.

“Com o uso do conhecimento e a adoção de medidas simples como as que debateremos na live sobre o manejo da broca-do-cafeeiro, os cafeicultores podem garantir que todo aquele esforço para a obtenção dos cafés de melhor qualidade tenham o sucesso e alcancem com isso os mercados que o remuneram melhor”, afirma o técnico em agropecuária, especialista em café, Sérgio Luiz Zafalon, do IDR-Paraná em Mandaguari.

A live sobre manejo da broca-do-café está marcada para acontecer nesta quinta-feira (29), às 9h, através do Canal da Expotécnica.com, no YouTube.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Instituto de Des. Rural do PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário