HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Déficit hídrico: Procafé alerta para cenário caótico nas lavouras de café arábica

Publicado em 29/10/2020 09:23 e atualizado em 29/10/2020 10:09

As baixas precipitações observadas desde a segunda quinzena de março até a segunda quinzena de outubro já comprometeu severamente a safra de 2021. A esta altura é possível observar a ocorrência da terceira florada das lavouras cafeeiras e da mesma forma que as anteriores: sob situação de déficit hídrico muito elevado. Uma frase muito usada na cafeicultura e que reflete a atual realidade é: ‘’Lavouras cafeeiras aguentam seca, o que não aguentam é pouca água‘’.

No ano de 2020, foi possível observar pequenos eventos de chuva no final de agosto, no final de setembro e em meados de outubro. Entretanto, ao que tudo indica, estas chuvas não foram suficientes para garantir a boa abertura e o pegamento das floradas, o que explica o caótico cenário observado nas lavouras de arábica do Brasil. Mesmo com baixas precipitações, atreladas ao tempo nublado, estas estimularam o desenvolvimento de pelo menos três floradas significativas e principais no Brasil.

De um modo geral, as floradas abriram nessa situação de déficit hídrico severo e, como consequência, houve intensa queima de botões florais e baixo pegamento das flores. Muito se ouve que há de se aguardar as chuvas do final de outubro e começo de novembro para saber o que acontecerá, entretanto, não: não é necessário aguardar mais nada haja vista que as três principais floradas das lavouras cafeeiras já ocorreram e, em sua grande maioria, sob situação de estresse hídrico acentuado. O que tem que ser mensurado de agora em diante é a quantificação das perdas. Sabe-se que em algumas regiões as perdas foram maiores e em outras menores, porém, no quadro geral, a produção de 2021, naturalmente menor devida à bienalidade negativa está ainda mais prejudicada pela situação de déficit hídrico elevado associado às altas temperaturas verificadas nos momentos das floradas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Procafé

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário