CNA diz que crédito para recuperação de cafezais é uma grande conquista
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, na quinta (26), a liberação de R$ 150 milhões de reais para a recuperação de cafezais atingidos pela estiagem e chuvas de granizo. A decisão está na Resolução 4.868 do CMN e atende a uma demanda encaminhada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e que já havia sido aprovada pelo Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC).
O recurso é uma suplementação da linha prevista no Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a recuperação de lavouras de café que foram danificadas devido a intempéries climáticas.
“É uma grande conquista para o setor produtivo e será fundamental para ajudar os cafeicultores brasileiros que sofreram com a estiagem e as chuvas de granizo”, destacou o presidente da Comissão Nacional de Café da CNA, Breno Mesquita.
De acordo com Mesquita, o próximo passo da Comissão Nacional de Café da CNA é discutir a disponibilização dos recursos com os agentes financeiros que operam as linhas de financiamento do Funcafé para que os cafeicultores tenham acesso a esse crédito o mais rápido possível.
A assessora técnica da Comissão, Raquel Miranda, afirmou que estes recursos permitirão que os produtores realizem o manejo correto de recuperação de suas lavouras sem ficarem descapitalizados
0 comentário
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025