Café: Chuva e câmbio pressionam mercado futuro e Nova York opera com mais de 300 pts de baixa

Após iniciar o pregão sem grandes variações, o mercado futuro do café arábica voltou a cair de maneira mais expressiva nesta segunda-feira (11) na Bolsa de Nova York (ICE Future US).
Por volta das 11h53 (horário de Brasília), março/21 tinha queda de 340 pontos, valendo 120,30 cents/lbp, maio/21 tinha baixa de 340 pontos, negociado por 122,35 cents/lbp, julho/21 operava com desvalorização de 345 pontos, valendo 124,15 cents/lbp e setembro/21 tinha queda de 340 pontos, valendo 125,95 cents/lbp.
Segundo análise de Haroldo Bonfá, analista de mercado da Pharos Consultoria, a desvalorização do real ante ao dólar é um dos principais fatores para as quedas neste pregão. "A forte desvalorização do real ajuda muito na queda, pois tem sido inversamente proporcional os movimentos", afirma.
"O dólar começou a semana em forte alta, rompendo uma resistência atrás da outra e superando 5,50 reais, nas máximas em dois meses, reflexo de ajuste negativo em ativos de risco no exterior por temores sobre a pandemia de Covid-19 e a recente alta nos juros de mercado nos Estados Unidos", destacou a agência Reuters.
Além disso, o especialista destaca que as previsões de chuva é voltam a se tornar um fator de baixa para o café. "As fortes chuvas ajudam em uma melhor produção para 21/22", complementa.De acordo com as previsões do Conselho Nacional do Café, com base nos dados da Somar Meteorologia, as previsões indicam precipitações intensas e volumosas em áreas de Minas Gerais.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)