Honduras avança na exportação de café arábica em dezembro, mas condição das lavouras é preocupante para 22

Publicado em 13/01/2022 16:03
Produtor hondurenho aproveitou alta dos preços, mas incidência da ferrugem e condições climática impede avanço na produção

Logotipo Notícias Agrícolas

A exportação de café arábica de Honduras avançou 46% no mês de dezembro, com embarque de 819 mil sacas. No ano anterior o embarque foi de 561 mil sacas, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Café de Honduras. Também em dezembro, Honduras manteve a retomada como principal fornecedor de café certificado  na ICE, posição que por nove meses foi ocupada pelo Brasil no ano passado. 

O produtor de Honduras sentiu fortemente os impactos climáticos nos últimos anos. Só em 2021, o país foi atingido por dois furacões e tempestade, o que trouxe muito problema no campo e também na infraestrutura para escoamento da safra. 

Honduras

Segundo Omar Funez, Secretário-Geral da CONACAFE Honduras a retomada nas exportações foi possível graças a elevação dos preços na Bolsa de Nova York (ICE Future US). Com a redução na oferta brasileira e outras origens produtoras enfrentando problemas, o preço avançou expressivamente no último ano.

"Poderíamos dizer que o produtor de café hondurenho foi um pouco motivado pelos bons preços no mercado internacional, mas ainda está sentindo os impactos das mudanças climáticas. A safra atual não foi recuperada", afirma ao Notícias Agrícolas. 

Para o ciclo de 2022, Omar afirma que Honduras trabalha com a expectativa de produção de 8.5 milhões de sacas, deste montante pelo menos 7.5 milhões tem como destino final a exportação. O restante deve ser distribuído para consumo interno. 

Com relação às condições das lavouras, Omar afirma que o cenário não é dos mais favoráveis na safra em desenvolvimento. "Em algumas áreas a planta de se recuperou, ou seja, está com folhas, mas não tem quantidade suficiente de frutos, então sabemos que a produtividade vai cair", acrescenta. Comenta ainda que o excesso de chuva também vem favorecendo a incidência de ferrugem e para alguns produtores, o problema atinge mais de 50% da área de produção. 

Além disso, há alguns anos Honduras se depara com dificuldade para encontrar mão de obra na colheita, o que pode trazer ainda mais impasse nos próximos meses. "Por isso não poderíamos dizer que há uma recuperação. Só nesses meses houve um aumento de preço e as exportações foram melhores. Produtores já informaram que a quantidade de café é reduzida em relação ao ano passado", ressalta. 

A torcida é para que os preços se sustentem no longo prazo, para que então o produtor de Honduras possa voltar a fazer os investimentos necessários. "Espero que os preços permaneçam assim, aí sim acho que teremos uma melhor recuperação em nível de produtividade", afirma. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário