HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

IAC emite alerta de geadas para áreas de café no estado de São Paulo nas próximas duas madrugadas

Publicado em 17/05/2022 18:41 e atualizado em 23/05/2022 11:19
Além do café, alerta aponta risco para hortaliças, cana-de-açúcar e milho

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) emitiu alerta para ocorrência de geadas em áreas de café nas próximos dias. O setor cafeeiro de todo o país segue monitorando as condições climáticas já que o frio, considerado precoce para esta época do ano pelos meteorologistas, traz potencial risco de geada em áreas de produção. 

Na nota oficial emitida pelo IAC, a pesquisadora Angélica Prela Pantano destacou maior risco para áreas no sul de São Paulo, nas áreas próximas ao sul de Minas Gerais e nas demais localidades com altitude acima de 1000 metros como as mais sujeitas para formação de geadas. 

As temperaturas podem chegar a 3ºC nos municípios de Divinolândia, Caconde, São Sebastião da Grama, Espírito Santo do Pinhal, Cunha, Silveiras, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. “Os agricultores dessas regiões devem ficar atentos principalmente para as culturas de café, hortaliças, cana de açúcar e milho”, afirma.

A nota acrescenta ainda que as áreas com tecnologia de irrigação recomenda-se que antes do amanhecer seja acionada para amenizar e até evitar danos causados pelas baixas temperaturas. as temperaturas podem chegar a 3ºC nos municípios de Divinolândia, Caconde, São Sebastião da Grama, Espírito Santo do Pinhal, Cunha, Silveiras, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. “Os agricultores dessas regiões devem ficar atentos principalmente para as culturas de café, hortaliças, cana de açúcar e milho”, afirma.

Outro fator que os produtores devem ficar atentos é que em localidades que ocorrerem chuvas isoladas mesmo com temperaturas aptas para geada a mesma não acontecerá devido à alta umidade no solo. A pesquisadora do IAC, informa que essa massa polar perderá forças a partir da quinta-feira (19/05), mas que há previsão de uma nova massa polar no final semana com perspectivas de baixas temperaturas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário