HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

IAC emite alerta de geadas para áreas de café no estado de São Paulo nas próximas duas madrugadas

Publicado em 17/05/2022 18:41 e atualizado em 23/05/2022 11:19
Além do café, alerta aponta risco para hortaliças, cana-de-açúcar e milho

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) emitiu alerta para ocorrência de geadas em áreas de café nas próximos dias. O setor cafeeiro de todo o país segue monitorando as condições climáticas já que o frio, considerado precoce para esta época do ano pelos meteorologistas, traz potencial risco de geada em áreas de produção. 

Na nota oficial emitida pelo IAC, a pesquisadora Angélica Prela Pantano destacou maior risco para áreas no sul de São Paulo, nas áreas próximas ao sul de Minas Gerais e nas demais localidades com altitude acima de 1000 metros como as mais sujeitas para formação de geadas. 

As temperaturas podem chegar a 3ºC nos municípios de Divinolândia, Caconde, São Sebastião da Grama, Espírito Santo do Pinhal, Cunha, Silveiras, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. “Os agricultores dessas regiões devem ficar atentos principalmente para as culturas de café, hortaliças, cana de açúcar e milho”, afirma.

A nota acrescenta ainda que as áreas com tecnologia de irrigação recomenda-se que antes do amanhecer seja acionada para amenizar e até evitar danos causados pelas baixas temperaturas. as temperaturas podem chegar a 3ºC nos municípios de Divinolândia, Caconde, São Sebastião da Grama, Espírito Santo do Pinhal, Cunha, Silveiras, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. “Os agricultores dessas regiões devem ficar atentos principalmente para as culturas de café, hortaliças, cana de açúcar e milho”, afirma.

Outro fator que os produtores devem ficar atentos é que em localidades que ocorrerem chuvas isoladas mesmo com temperaturas aptas para geada a mesma não acontecerá devido à alta umidade no solo. A pesquisadora do IAC, informa que essa massa polar perderá forças a partir da quinta-feira (19/05), mas que há previsão de uma nova massa polar no final semana com perspectivas de baixas temperaturas.

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário