Transparência e valorização do produtor: SCA testa novo protocolo para avalição dos cafés especiais
![]()
O mercado de café especiais é crescente. Se no campo o produtor cada vez mais se empenha para entregar uma bebida de qualidade diferenciada, na outra ponta da cadeia esse consumidor é cada vez mais exigente.
Neste sentido, todo o setor está empenhado para que as exigências sejam atendidas e que a cafeicultura especial seja cada vez mais rentável para quem está no início de tudo. Neste sentido, um novo protocolo de provas sensoriais está sendo testado pela Specialty Coffee Association - SCA.
O novo descritivo foi apresentado em um evento que está acontecendo em Honduras, na América Central, e que conta com a participação de brasileiros especialistas em produção de café. Entre eles, o professor Flávio Borém - um dos principais nomes da cafeicultura nacional e também presidente da comissão julgadura do Especialíssimo - programa de cafés especiais da Cooxupé.
"O mercado hoje de cafés especiais é totalmente baseado na SCA, no protocolo que até então é usado. A intenção é realmente positiva porque a escala atual é muito estreita, porque a maioria dos cafés especiais varia de 82 a 87 pontos. E agora é o que bom ser ressaltado como bom, excelente ou excpecional e o que não é tão bom se distanciar mais desses cafés", explica.
Ainda de acordo com o produtor, o saldo é positivo porque o grande objetivo é favorecer o produtor, valorizando as qualidades que esse café que é feito com muita dedicação possui. "Oferecendo mais oportunidades para os produtores apresentarem a qualidade do seu café para diferentes aplicações ou compradores. Isto quer dizer que a inclusão da análise descritiva busca distinguir lotes com a mesma pontuação, mas que podem ter diferentes perfis sensorais", explica.
O assunto chamou atenção nas redes sociais nesta quinta, apesar do lançamento oficial estar previsto para acontecer apenas em abril, em uma feira em Portland, nos Estados Unidos. Após a aprovação e lançamento oficial do novo protocolo, a SCA prevê um período de treinamento a nível mundial para apresentar a nova metodologia, e na sequência uma fase de transição entre as metodologias.
"Não está previsto uma nova escala, mas sim uma forma diferente de se chegar à nota global", finaliza.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta