Colômbia espera poder ultrapassar 12 milhões de sacas de arábica em 2024
![]()
O setor cafeeiro está otimista para a safra de arábica em 2024. De acordo com Germán Bahamón Jaramillo, da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), a expectativa é que o país vizinho ultrapasse 12 milhões de sacas no ciclo atual. Nos últimos anos, com a influência do La Niña, as lavouras colombianas foram duramente afetadas pelo excesso de chuva e há um ano pelo menos o setor busca normalizar a produção.
Segundo a publicação do portal La Patria, o porta-voz afirmou que a atuação do El Niño foi positiva para as lavouras da Colômbia. O país já registrou recuperação no volume de café, mas observou certa queda na qualidade da bebida, de acordo com a imprensa local. "Agora o objetivo é ter os dois componentes a favor, acompanhados também de um preço melhor, que também subiu", afirma.
O presidente ressaltou que a tendência é de preços positivos para o café, apesar da participação mais expressiva da Colômbia no mercado internacional. Ele considerou que outras origens como Honduras, México, Guatemala, Costa Rica e Uganda ainda não alcançam máxima recuperação, o que pode dar suporte aos preços.
Já o presidente do Comitê dos Cafeicultores de Caldas, Marcelo Salazar Velásquez, destacou que os números são ainda mais significativos, podendo chegar a 14 milhões. "Embora não haja estimativas por região, o indicador nacional estima que neste ano a colheita alcançaria recordes como os de 2015 e 2020, com produções anuais entre 13 milhões e 14 milhões de sacas, os melhores volumes em 23 anos", afirma a publicação.
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã