CNA participa do 48º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras
A CNA participou, na terça (22), do 48º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, em Franca (SP). O presidente da Comissão Nacional de Café, Fabrício Teixeira Andrade, compôs a mesa de abertura e afirmou que o desenvolvimento da cafeicultura brasileira acontece por meio dos esforços das instituições de pesquisa e universidades.
Segundo ele, essas instituições desenvolvem novas tecnologias para que a cadeia seja cada vez mais competitiva diante das necessidades e demandas atuais.
“Conseguimos para esse ano, através do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), um grande volume de recursos direcionados à pesquisa, mas precisamos continuar trabalhando, mantendo a competência, para que cada vez mais recursos sejam direcionados à pesquisa e desenvolvimento do setor como um todo.”
Além disso, falou sobre a importância de uma boa comunicação sobre os cafés brasileiros, para que cada vez mais, ganhem espaço dentro da demanda global.
“A gente precisa comunicar bem, e estamos evoluindo com o assunto dentro do CDPC. Precisamos mostrar aos consumidores finais o que o Brasil faz de bom. O tanto que a cafeicultura brasileira é sinônimo de sustentabilidade”.
A mesa de abertura também teve a participação de representantes Conselho Nacional do Café (CNC), Ministério da Agricultura, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Sindicato dos Produtores Rurais de Franca, Secretaria Municipal de Agricultura de Franca, Fundação Procafé, Universidade Federal de Lavras e lideranças de cooperativas.
O secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos, destacou o trabalho da CNA em defesa do produtor rural e do desenvolvimento do setor.
O congresso segue até sexta (25) com apresentação de resultados de novas pesquisas direcionadas ao fortalecimento da cadeia. Diversos assuntos serão abordados como manejo de pragas e doenças, nutrição, irrigação e aumento de produtividade, pós-colheita, qualidade dos grãos e mecanização nas lavouras.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta