Melhor café especial da safra da Cooxupé será conhecido no dia 14 de novembro
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé e a SMC Specialty Coffees apresentarão, no dia 14 de novembro, o melhor café especial da safra deste ano colhido na área de atuação da Cooxupé, que abrange o Sul de Minas, Cerrado Mineiro, média mogiana do estado de São Paulo e Matas de Minas.
A revelação acontece por meio do Especialíssimo, programa da cooperativa e de sua casa de cafés especiais, a SMC, que, depois de cada colheita, seleciona 50 lotes para um ranking, apresentando ao mercado os melhores cafés especiais produzidos pelas famílias cooperadas. Além de serem beneficiados com maior rentabilidade através da comercialização desses lotes, os cooperados concorrem à premiação do próprio programa que totaliza R$ 330 mil. O produtor campeão é premiado com R$ 50 mil.
Neste ano, o Especialíssimo recebeu 108.175 sacas de cafés especiais, sendo 2.245 lotes e a participação de 1.437 cooperados.
“Após a finalização do recebimento das sacas e de uma etapa rigorosa, que avalia os atributos e os critérios definidos pela cooperativa, agora tem início a fase de cupping. Isso significa que já foram selecionados os 50 melhores lotes produzidos pelos cooperados na safra deste ano e todos serão provados para a classificação dos campeões”, explica o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho.
O Especialíssimo tem como head judge o Prof. Dr. Flávio Borém, titular do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ao todo, 12 provadores ou Q-graders participam da degustação das bebidas.
Requisitos
Para participar do programa, é necessário que os produtores sejam cooperados da Cooxupé e atendam critérios como, por exemplo, a entrega de 80% do café em relação à produção obtida no ano vigente e, ainda, ter fidelidade de, no mínimo, 80% de compra de insumos com a cooperativa. Além disso, é preciso seguir as boas práticas na produção e na colheita e atender aos critérios mínimos de sustentabilidade do Gerações, protocolo próprio da Cooxupé. Outro requisito é que, após a avaliação física e sensorial, os lotes devem apresentar no mínimo 83 pontos, de acordo com o padrão da tabela SCA (Specialty Coffee Association – Associação de Café Especiais).
Em 2023, o café especial campeão veio da cidade mineira de Caldas, com 89,75 pontos, produzido pelo cooperado Edenilson Aparecido de Carvalho. A premiação de 2024 acontece em Guaxupé, Sul de Minas Gerais.
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores