Através de gestão do CNC e da CNA, bancos cooperativos e demais instituições financeiras terão acesso a R$ 1,135 bilhão do Funcafé
Após um trabalho intenso de representantes do setor cafeeiro, liderados pelo Conselho Nacional do Café (CNC) e pela Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi publicado nesta segunda-feira (18), o edital de credenciamento nº1/2024 – UASG 130137 – que versa sobre a contratação de instituições financeiras integrantes do Sistema Nacional de Crédito Rural para atuar como agentes financeiros do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – FUNCAFÉ.
Em resumo, o edital garante o direcionamento de R$1.135.754.239,00 (Um bilhão, cento e trinta e cinco milhões, setecentos e cinquenta e quatro mil, duzentos e trinta e nove reais) para as cooperativas de crédito que serão beneficiadas através da Cooperativa Central de Crédito – Central Crediminas, de bancos cooperativos e demais instituições financeiras autorizadas a operar crédito rural, atendendo diretamente as necessidades dos pequenos produtores de café. Os interessados terão do dia 22/11 a 28/11 para enviar as propostas de contratação dos recursos. Demais informações podem ser obtidas através do email: [email protected]
Para Silas Brasileiro, a redistribuição foi uma conquista importante para as cooperativas singulares. “A gestão eficaz do CNC, da CNA e o apoio de todos os membros do Comitê Técnico do CDPC, foi fundamental para a aprovação dessa medida, garantindo que os recursos do Funcafé sejam distribuídos de forma justa e eficiente, beneficiando especialmente os pequenos produtores e fortalecendo a sustentabilidade da cafeicultura. A atuação proativa das entidades do setor demonstra o compromisso em defender os interesses dos produtores de café e promover o desenvolvimento sustentável da atividade no Brasil”.
O presidente do CNC fez também muitos elogios à equipe do Ministério da Agricultura pela dedicação em atendimento ao pleito. “Essa readequação só foi possível em razão do extraordinário trabalho do Secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos, do Diretor de Comercialização, José Maria dos Anjos e da Coordenadora Geral do Café, Janaína Macedo”, finalizou.
0 comentário
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)