Cooxupé está entre os lugares incríveis para trabalhar 2024
Em mais um ano, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé está entre os Lugares Incríveis Para Trabalhar. A iniciativa da FIA Business School em parceria com o Estadão analisa as experiências dos colaboradores com seus ambientes de trabalho, seus líderes e as práticas de gestão das pessoas nas organizações brasileiras.
No ranking de 2024, a Cooxupé consta entre as companhias de grande porte, por ter 2.488 funcionários, está no setor de agronegócio e seu i-FEEX é de 74,2.
Entre suas práticas em destaque pelo estudo está a implementação do ciclo de carreira, com um mapa do que é necessário para cada cargo e suas possibilidades de ascensão. A pesquisa evidencia, ainda, o desenvolvimento de liderança na cooperativa, especialmente para pessoas que estão nessa posição há menos tempo. Há treinamento e apoio para recém-promovidos, como um plano com os desafios técnicos da nova posição e encontro de mentoria, tudo com acompanhamento periódico do RH.
Na cultura da organização, os princípios cooperativistas norteiam as atividades. Seu propósito é garantir aos cooperados o melhor suporte na produção sustentável e de qualidade, bem como o melhor acesso ao mercado. Todas as ações da cooperativa são pautadas na responsabilidade e defesa dos interesses de seus associados, além da responsabilidade e respeito com clientes, colaboradores, meio ambiente e sociedade.
“A Cooxupé tem 92 anos de história dedicados ao cooperativismo brasileiro e mais de 65 anos voltados ao negócio café. Temos mais de 20 mil famílias cooperadas que são auxiliadas diariamente pelos nossos colaboradores. Estamos muito orgulhosos por sermos considerados um dos Lugares Incríveis Para Trabalhar em 2024 no Brasil. A cada ano, buscamos superar nossas metas e conquistar novos objetivos, sempre com nossos olhares voltados para a sustentabilidade, qualidade do café e excelência no serviço aos cooperados e aos nossos clientes mundiais”, afirmou o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
Composição do Ranking
Resultado de um estudo amplo, neste ano o ranking contou com a participação de 224 mil funcionários de 422 empresas de todos os estados – representando, ao todo, 740 mil colaboradores. A pesquisa ainda reconhece as companhias com melhores práticas para construção de um bom ambiente de trabalho.
As organizações são ranqueadas a partir do i-FEEX (índice FIA Employee Experience), mensurado a partir de dois questionários. Um é voltado aos funcionários, que respondem de forma voluntária e anônima, e outro é feito para os setores de Recursos Humanos. As perguntas tratam do clima organizacional a avaliações sobre executivos e líderes, práticas de gestão e conexão entre as empresas e os colaboradores.
0 comentário
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)