Comissão Nacional do Café da CNA cumpre agenda estratégica em Brasília
A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na última semana, de uma série de compromissos em Brasília, voltados ao fortalecimento da cafeicultura brasileira.
Durante três dias, o presidente, Fabrício Andrade, e o segundo vice-presidente, Ademar Pereira, se reuniram com representantes dos ministérios da Agricultura (Mapa) e do Trabalho e Emprego (MTE), com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, e com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.
Na terça (21), a Comissão participou de reunião do Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC), com o secretário adjunto de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz. No encontro, foram apresentados avanços nos trabalhos relacionados à promoção da imagem dos cafés brasileiros, melhoria nos dados de monitoramento de safra e atualização do parque cafeeiro.
Já no Ministério do Trabalho e Emprego, a pauta discutida foi sobre o compromisso do setor com o trabalho sustentável nas lavouras de café, com foco na regularização das relações trabalhistas dos safristas.
Na quarta (22), a Comissão acompanhou a reunião do projeto de Indicações Geográficas (IGs) de Cafés, liderado pelo Instituto CNA, Sebrae e ABDI, que discutiu governança e planejamento estratégico para as IGs que aderiram ao uso de uma plataforma digital lançada em novembro de 2024.
A agenda incluiu também uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, sobre a relevância da agricultura familiar no café e os desafios para os pequenos produtores.
Na Embrapa, os representantes se reuniram com a presidente, Silvia Massruhá, para discutir parcerias em soluções tecnológicas e sustentabilidade para a cafeicultura.
O presidente Fabrício Andrade destacou que, as iniciativas prioritárias da Comissão para 2025 inclui temas como “a preservação do poder de compra do Fundo Café, o estímulo ao crédito para pequenos produtores e a necessidade de investimentos em infraestrutura e tecnologia para fortalecer a competitividade do setor”.
O vice-presidente Ademar Pereira reforçou a importância de cumprir os compromissos internos e construir parcerias estratégicas com atores dos setores público e privado, visando consolidar uma cadeia produtiva sustentável, inovadora e alinhada aos desafios do mercado global.
A coordenadora de Produção Agrícola da CNA, Ana Lígia Lenat, e a assessora técnica Raquel Miranda acompanharam a agenda da Comissão em Brasília.
0 comentário
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025