Produção de café da Índia cai e prejudica cenário de exportação, apesar de preços recordes
![]()
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI (Reuters) - As exportações de café da Índia devem cair mais de 10% em 2025 devido à menor produção e à redução dos estoques de passagem da safra passada, mesmo com os grãos atingindo preços recordes, disseram autoridades do setor à Reuters nesta quarta-feira.
O país do sul da Ásia, um grande produtor de chá, é também o sétimo maior produtor de café do mundo. A Índia produz principalmente grãos robusta usados para fazer café instantâneo, mas também cultiva a variedade arábica, mais cara.
A redução das exportações da Índia poderia restringir ainda mais os suprimentos globais, já pressionados pela produção mais fraca do Brasil, principal produtor, o que daria suporte aos futuros de referência, que atingiram máxima histórica nesta semana.
"Embora os preços estejam mais altos, a safra menor resultará em menores volumes de exportação", disse à Reuters Chengappa Pradhan, pesquisador da Volcafe, o braço comercial de café da ED&F Man.
As exportações em 2025 podem cair mais de 10% em relação ao recorde de 295.402 toneladas do ano anterior, disse ele.
A expectativa é de que a produção caia este ano, pois as temperaturas mais altas do verão e a escassez de água afetaram a conversão das flores de café em frutos, enquanto as chuvas fortes posteriormente levaram à queda dos frutos, disse Marvin Rodrigues, um produtor de café.
"A colheita foi atrasada este ano devido às chuvas. As tendências iniciais sugerem rendimentos mais baixos", disse Rodrigues.
O país colheu 374.200 toneladas de café, incluindo 261.200 toneladas de robusta e 113.000 toneladas de arábica no ano comercial de 2023/24, encerrado em setembro de 2024, segundo estimativa do Coffee Board, administrado pelo Estado indiano.
"Ainda não finalizamos o número da produção da atual temporada. Estamos recebendo relatos de rendimentos mais baixos. Nossa estimativa será finalizada após a realização de uma pesquisa detalhada", disse um funcionário da Coffee Board.
ESTOQUES ESGOTADOS
A alta dos preços do café em 2024 e a regulamentação do Regulamento de Desmatamento da União Europeia (EUDR) levaram ao aumento das exportações indianas em 2024, mas isso reduziu os estoques a um nível insignificante, disse Ramesh Rajah, presidente da Associação de Exportadores de Café da Índia.
"A redução dos estoques reduziria o excedente disponível para exportação", disse Rajah.
Países europeus, como Itália, Alemanha e Bélgica, estão entre os principais compradores do café indiano.
(Reportagem de Rajendra Jadhav; reportagem adicional de Maytaal Angel em Londres)
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta