Feira do Cerrado receberá 4 mil cafeicultores em busca de inovação e geração de negócios
Nos dias 5 e 6 de fevereiro, cerca de 4 mil cafeicultores do cerrado mineiro se reunirão na 10ª Feira do Cerrado, organizada pela Cooxupé, em busca de tecnologias e novos negócios para elevar a sustentabilidade e potencializar a produção diante dos efeitos climáticos nos cafezais. Com o tema “Agricultura e Mudanças Climáticas: Resiliência e Oportunidades”, o evento funcionará das 08h às 18h, no núcleo da cooperativa cafeeira em Monte Carmelo/MG.
A Feira do Cerrado contará com a apresentação de mais de 12 mil produtos e 65 expositores de marcas do agronegócio instalados em 85 estandes. A área total é de 50 mil m², sendo 11 mil m² cobertos. A plataforma de soluções e alternativas incluem máquinas, implementos, equipamentos, ferramentas e suprimentos para o setor agrícola.
Sustentabilidade
Dentre as novidades de 2025, a feira apresentará o lançamento de uma usina compacta para produção de biochar, que pode ser deslocada conforme as demandas do produtor. Essa mobilidade otimiza o uso do maquinário e maximiza a eficiência no processamento dos resíduos gerados durante a colheita.
O equipamento tem capacidade de produção que varia entre 1.000 e 1.200 litros de biochar por dia, a depender da matéria-prima utilizada. O painel de controle permite regulagem da velocidade e temperatura e o reaproveitamento do calor gerado para secagem ou outros processos. A usina compacta promove o sequestro do carbono, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.
Outras novidades e tecnologias
A Feira também contará com o “Espaço Novas Culturas”, composto por estandes e áreas demonstrativas com foco no seguimento de cereais para o cultivo de milho e soja e, também, uma área reservada à demonstração de drones de pulverização agrícola para que o produtor cooperado acompanhe na prática o funcionamento desta tecnologia e seus benefícios para lavoura.
Já uma empresa especializada em movimentação de cargas, presente na feira pela primeira vez, apresentará guindastes com extensões hidráulicas e manuais, com capacidade de carga entre 2.670kg e 30 toneladas. Uma fabricante de pontas de pulverização de peças técnicas em cerâmica oferecerá aos cafeicultores soluções inovadoras para a indústria e o setor agrícola.
“Teremos empresas fabricantes de máquinas, implementos e insumos para os tratos culturais de cafés e grãos. Com base no tema, nosso desafio é levar o máximo de informações técnicas e precisas para os produtores cooperados anteciparem as ações de compras, plantio, colheita e pós-colheita, e para que levem às suas lavouras soluções que viabilizam mais produtividade, sustentabilidade e rentabilidade”, explica Douglas Ferreira, supervisor de máquina da Cooxupé.
Para o presidente da cooperativa cafeeira, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, “a Feira do Cerrado é uma oportunidade para que nossos cooperados conheçam as novas tecnologias do setor, adquirindo-as com condições especiais, como a operação Barter, por exemplo, em que o café é utilizado como moeda de troca. Além disso, ampliar o networking com as principais marcas do agronegócio, viabilizando mais conhecimentos e possibilidades para elevar a produção dentro das pautas sustentáveis e de boas práticas agrícolas”, destaca.
Localização
A Feira do Cerrado tem entrada e estacionamento gratuitos. O Núcleo da Cooxupé de Monte Carmelo está localizado às margens da Rodovia MG 190, KM 3, s/nº.
Feira do Cerrado 2025
Quando: 5 e 6 de fevereiro de 2025
Local: Núcleo da Cooxupé de Monte Carmelo, às margens da Rodovia MG 190, Km 3, s/n
Horário: das 8h às 18h
Entrada e estacionamento gratuitos
0 comentário
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025