Protocolo de Sustentabilidade da Expocacer Reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado LTDA (Expocacer) recebeu um importante reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, pelo seu protocolo próprio de sustentabilidade, o ECO. Considerado agora um Programa de Promoção de Boas Práticas Agrícolas, o ECO foi oficialmente reconhecido com publicação no Diário Oficial da União no último dia 17, atestando que atende aos requisitos da Portaria MAPA n° 337, de 8 de novembro de 2021.
O ECO é um protocolo desenvolvido pela Expocacer para garantir que seus cooperados sigam práticas sustentáveis dentro dos princípios ESG (ambientais, sociais e de governança). Com esse reconhecimento, a cooperativa fortalece seu compromisso com a sustentabilidade, oferecendo aos mais de 740 cooperados a verificação e certificação que comprova sua conformidade com as práticas de boas práticas agrícolas. Além disso, o protocolo assegura que os cafés produzidos atendem aos rigorosos padrões exigidos pelos mercados nacional e internacional.
Desde 2023, a Expocacer vem implementando as diretrizes do ECO, com o objetivo de verificar 100% de seus cooperados e armazéns parceiros comerciais. O processo inclui auditorias internas e auditorias de segunda parte, cujos resultados são compartilhados publicamente em um relatório ESG, garantindo total transparência no processo.
Com foco em planejamento estratégico e na implementação progressiva de boas práticas, o ECO possui um ciclo de 3 anos, promovendo uma jornada de sustentabilidade que eleva os padrões da cafeicultura e da produção de cafés com denominação de origem.
“O protocolo foi projetado para ser inclusivo, atendendo produtores de diferentes portes, desde pequenos até grandes, garantindo que todos tenham acesso às ferramentas necessárias para produzir cafés de excelência”, destaca Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.
0 comentário
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025