National Coffee Association pede oficialmente ao governo americano isenção tarifária para o café; BR é maior fornecedor dos EUA de grão verde
![]()
"A América é uma nação que ama café", disse Bill Murray, presidente da NCA (National Coffee Association) durante palestra ministrada por videochamada nesta quarta-feira (23) na abertura da 30ª edição do Encafé 2025, realizado pela ABIC.
De acordo com o CEO, o consumo de café entre os americanos tem sido consistente nos últimos anos. Pesquisa realizada em janeiro de 2025 pela NCA apontou que 66% da população dos EUA relatam consumir café todos os dias. O estudo destacou ainda que os jovens são os que mais consomem a bebida, e que a média diária de consumo de café pelos americanos é de 3 xícaras por dia. "O mercado cafeeiro é movido por incertezas e oportunidades. Nos últimos anos, a concorrência do café com outras bebidas cafeinadas nos EUA explodiu. Porém, a população ainda prefere o café porque ele traz energia", explicou Bill.
Atualmente, os negócios de café (indústrias, cafeterias e torrefações) nos EUA geram 2,2 milhões de empregos, US$ 38 bilhões em impostos e giram US$ 343 bilhões na economia.
Diante desta relevância e importância do produto para o país, a NCA oficializou um pedido ao governo americano solicitando a isenção da taxa de 10% imposta recentemente pelo Presidente Donald Trump sobre as importações de café. "Os EUA são hoje a população que mais bebe café do mundo. Plantamos menos de 1% do que consumimos, e o Brasil é o maior fornecedor do grão verde para os americanos, exportando ao país cerca de 25 milhões de sacas por ano. Com a tarifa, os preços devem subir significativamente e rapidamente para os consumidores. Com a constante incerteza econômica, a população terá que fazer escolhas difíceis, que podem sim afetar o consumo de café", destacou o presidente da NCA.
A solicitação da isenção foi feita logo após o anúncio das tarifas recíprocas pelo presidente Trump, e segundo Murray foi "bem recebida" pelo governo americano. " O Brasil sempre será um importante importador de café para os EUA. Quando avaliamos os números relacionados ao produto para a economia americana, entendemos que o café merece uma isenção de tarifas", exclamou.
0 comentário
México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses
Após floradas, lavouras de café estão vivendo um período crítico para enchimento dos grãos
Café em Prosa #237 - Centro Rituais de Cafés Especiais é aposta da 3 Corações para estreitar relação com produtores
Hedgepoint projeta safra brasileira de café 2026/27 entre 71 e 74,4 milhões de sacas
Após dias de ganhos, preços do café arábica realizam lucros na manhã desta 6ª feira (12)