National Coffee Association pede oficialmente ao governo americano isenção tarifária para o café; BR é maior fornecedor dos EUA de grão verde
![]()
"A América é uma nação que ama café", disse Bill Murray, presidente da NCA (National Coffee Association) durante palestra ministrada por videochamada nesta quarta-feira (23) na abertura da 30ª edição do Encafé 2025, realizado pela ABIC.
De acordo com o CEO, o consumo de café entre os americanos tem sido consistente nos últimos anos. Pesquisa realizada em janeiro de 2025 pela NCA apontou que 66% da população dos EUA relatam consumir café todos os dias. O estudo destacou ainda que os jovens são os que mais consomem a bebida, e que a média diária de consumo de café pelos americanos é de 3 xícaras por dia. "O mercado cafeeiro é movido por incertezas e oportunidades. Nos últimos anos, a concorrência do café com outras bebidas cafeinadas nos EUA explodiu. Porém, a população ainda prefere o café porque ele traz energia", explicou Bill.
Atualmente, os negócios de café (indústrias, cafeterias e torrefações) nos EUA geram 2,2 milhões de empregos, US$ 38 bilhões em impostos e giram US$ 343 bilhões na economia.
Diante desta relevância e importância do produto para o país, a NCA oficializou um pedido ao governo americano solicitando a isenção da taxa de 10% imposta recentemente pelo Presidente Donald Trump sobre as importações de café. "Os EUA são hoje a população que mais bebe café do mundo. Plantamos menos de 1% do que consumimos, e o Brasil é o maior fornecedor do grão verde para os americanos, exportando ao país cerca de 25 milhões de sacas por ano. Com a tarifa, os preços devem subir significativamente e rapidamente para os consumidores. Com a constante incerteza econômica, a população terá que fazer escolhas difíceis, que podem sim afetar o consumo de café", destacou o presidente da NCA.
A solicitação da isenção foi feita logo após o anúncio das tarifas recíprocas pelo presidente Trump, e segundo Murray foi "bem recebida" pelo governo americano. " O Brasil sempre será um importante importador de café para os EUA. Quando avaliamos os números relacionados ao produto para a economia americana, entendemos que o café merece uma isenção de tarifas", exclamou.
0 comentário
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)