Colheita de café do Brasil atinge 28% do total apesar de chuvas no Sul de MG, diz Safras
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - As chuvas dos últimos dias no Sul de Minas Gerais, principal região produtora de café no Brasil, não tiveram impacto relevante para a colheita nacional, que atingiu 28% da produção esperada em 2025, de acordo com levantamento da consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira.
Segundo a Safras, as chuvas "não comprometeram o andamento da colheita de café no Brasil, que voltou a avançar de forma consistente na última semana", com aumento semanal de 8 pontos percentuais.
Os trabalhos de colheita continuam abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando o percentual era de 29%, mas já se encontram um pouco acima da média das últimas cinco safras, de 27%, de acordo com dados da consultoria.
A colheita de arábica, que responde pela maior parte do café produzido no Brasil, ganhou "intensidade" na última semana, alcançando 21% da produção total, contra 23% do mesmo período de 2024 e 20% da média dos últimos cinco anos.
No caso dos grãos canéforas (conilon/robusta), a colheita avançou para 40% da produção total, contra 42% do mesmo período do ano passado e 41% da média dos últimos cinco anos.
(Por Roberto Samora e Gabriel Araujo)
0 comentário
Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)
Projeto inovador e criativo une o universo do café com as passarelas de moda no BR
Preços do café trabalhavam com ganhos de mais de 2% na manhã desta 6ª feira (13)
Café fecha com fortes altas nas bolsas nesta 5ª feira, com correção e ajustes técnicos
Produtores de café canéfora expandem lavouras para novas áreas no Brasil, incluindo MT
Cooxupé está entre as 300 maiores cooperativas do mundo