BSCA: Retirada das taxas sobre exportações dos cafés especiais aos EUA corrige distorções do mercado

Publicado em 21/11/2025 11:18 e atualizado em 21/11/2025 11:53

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) celebra a retirada das tarifas totais – 10% da tarifa-base + 40% adicionais – aos cafés especiais do Brasil a serem importados pelos Estados Unidos, conforme Ordem Executiva assinada, ontem, 20 de novembro, pelo presidente americano Donald Trump.

Esta nova ordem corrige a distorção criada pelas tarifas entre o principal mercado comprador e consumidor de café, os EUA, e o principal produtor e exportador global, o Brasil.

A partir de agora, a tendência é que seja restabelecido o fluxo normal de comércio de cafés especiais entre as nações, que vinham sendo duramente impactadas pelas distorções criadas pelas tarifas.

Como exemplo, de agosto a outubro — os três meses de vigência do tarifaço —, os embarques de cafés especiais do Brasil aos EUA, o principal mercado importador desse produto nacional, caíram cerca de 55%, saindo de 412 mil sacas de 60 kg no mesmo período de 2024 para as atuais 190 mil sacas. Dessa maneira, a BSCA reitera a celebração da retirada do tarifaço sobre as exportações dos cafés especiais aos EUA e enaltece o trabalho realizado pela cadeia produtiva dos cafés do Brasil, por meio das Associações Brasileiras das Indústrias de Café (ABIC) e de Café Solúvel (ABICS), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e Conselho Nacional do Café (CNC), e, em especial, os esforços feitos por todo o staff do governo federal do Brasil, que tornou possível esse desfecho favorável.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BSCA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário