Certificadora de café britânica concede ao Caccer ISO 9001
A certificadora britânica BSI (British Standards Institution) acaba de conceder aval para que o Conselho de Associações de Cafeicultores e Cooperativas do Cerrado (Caccer) obtenha a ISO 9001, referente às normas para os sistemas de gestão. Segundo o superintendente do Caccer, José Augusto Rizental, a ISO 9001 mostra ao mercado que a instituição tem organização e controle necessários para garantir a excelência do café.
"Somos pioneiros no Brasil no segmento de entidades normativas do setor a ter um sistema de controle como a ISO", acrescenta.
O Caccer é a entidade que tem a maior quantidade de propriedades certificadas no Brasil e a segunda maior no mundo. Com a ISO 9001, os compradores têm a garantia de qualidade de cerca de 1 milhão de sacas de 60 quilos de café com potencial de certificação, o que corresponde a 25% do que é produzido no cerrado mineiro. Atualmente, o volume comercializado com certificação ISO 9001 alcança entre 100 mil e 120 mil sacas por ano, principalmente para Europa, Japão e EUA. "Nos próximos dois anos queremos abrir mercado na Rússia e fortalecer as vendas nos países com os quais já negociamos", adianta Rizental.
A ISO 9001 encerra os trabalhos de base do Caccer na busca de credibilidade para a marca "Café do Cerrado" e orienta a expansão de mercado planejada pela instituição. Em 2005, o Caccer obteve a primeira indicação geográfica para café no mundo. A região demarcada e registrada pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) e pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) inclui 3,5 mil propriedades em 55 municípios mineiros, que somam 155 mil hectares. Foi o primeiro passo para evitar o uso indiscriminado da marca "Café do Cerrado". De acordo com Rizental, a ISO vai ajudar o Caccer na conquista da Denominação de Origem, principalmente na União Europeia, onde o conselho é muito rigoroso em relação à entidade que controla o processo.(AE)
Fonte: IG / Último Segundo
0 comentário
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado