Clima beneficia cultivo de café em São Paulo
Nas últimas semanas, o clima mais seco em São Paulo beneficiou o cultivo de café na região, onde diminuíram os ataques de pragas e doenças. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que divulgou, nesta sexta-feira (26), a previsão climática para o próximo trimestre (abril/maio/junho). O estudo foi elaborado pelo Inmet e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).
Nos estados do centro-sul do Brasil, a previsão de chuva regular até maio deverá favorecer o milho safrinha, cujo plantio e desenvolvimento já estão ocorrendo principalmente no Paraná e Mato Grosso do Sul. O feijão segunda safra, a cana-de-açúcar e a soja também serão favorecidos no outono. A previsão para os próximos meses também indica chuva abaixo da média histórica na Região Norte e Nordeste do Brasil.
Na Região Sul permanece a probabilidade de chuva ao longo do trimestre. As temperaturas ficam acima da média histórica no período, com exceção para a entrada de massa polar, que faz a temperatura cair na região centro-sul do Brasil. O prognóstico indica, ainda, que as geadas nos estados do Sul do Brasil deverão ser mais frequentes nos meses de maio e junho.
Fim de semana - Para amanhã (27) e domingo (28), a previsão do Inmet aponta que áreas de instabilidade podem deixar o tempo nublado com pancadas de chuva entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. Nos estados da região Norte e também em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, está prevista nebulosidade variável com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Em São Paulo, Goiás e Piauí, o dia será de sol entre nuvens com chuva em áreas isoladas. Nas demais áreas, predomínio de sol.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta