IBGE revê projeção da safra de café com estiagem no ES

Publicado em 07/04/2010 13:51 e atualizado em 07/04/2010 15:50
Asafra nacional de café em grão é de 2.654. 499 toneladas, ou 44,2 milhões de sacas de 60 kg, conforme levantamento de março divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a fevereiro, o resultado de março representa um decréscimo de 4,7%.

A área total ocupada com a cultura de café apresenta elevação em relação ao mês anterior (0,2%), totalizando agora, 2.350.917 hectares. A área destinada à colheita em 2010 é de 2.138.443 hectares, superior à estimativa anterior (0,1%).

Segundo os técnicos do IBGE, a queda na produção em março, em relação a fevereiro, pode ser creditada ao Espírito Santo, que apresenta redução de 18,1% na estimativa de produção e de 18,7% no rendimento esperado, em virtude das más condições climáticas observadas no sul do Estado, onde é cultivado o café arábica. Naquela região, explica o IBGE, o chamado "café da montanha" vem sofrendo com longa estiagem, o que explica os decréscimos.

Em Minas Gerais, problemas observados em meses anteriores, como altas temperaturas na Zona da Mata e excesso de floradas no Sul do Estado, causaram prejuízos à lavoura cafeeira, embora esteja mantida a perspectiva de "safra cheia" para todo o País.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IG / Último Segundo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário