Bolsa de N. York decide incluir café lavado do Brasil no contrato "C"

Publicado em 09/12/2010 18:24
 A bolsa ICE Futures US (InterContinental Exchange) informou nesta quinta-feira que aprovou um acordo para acrescentar o café "lavado" do Brasil, nas operações com o seu principal contrato futuro, o "C". Os  grãos de café arábica brasileiros serão incluídos nos contratos com vencimento a partir de março de 2013, de acordo com comunicado da bolsa.
 
Tão logo as  informações da Bolsa de N. York foram distribuidas pela agencia Dow Jones, houve comemoração do setor cafeeiro brasileiro.  Segundo declarações do diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Robério Silva ao jornal O Estado de S. Paulo, o ano de 2010 está se consagrando como um dos melhores para o setor não só por causa da decisão da bolsa americana mas também porque será registrado um volume de exportações inédito. "Venderemos US$ 5,4 bilhões em café este ano, um recorde absoluto", afirmou.
 
Para o diretor, a inclusão do café arábica brasileiro na bolsa de NY significará uma melhoria da qualidade da produção nacional a médio e longo prazos. "Este tipo de café é requerido por toda a parte do mundo", enfatizou. Ele disse ainda que as entregas do produto deverão ocorrer a partir de março de 2013, mas ressaltou que a negociação dependerá das condições de mercado. "Esta é uma opção a mais para os produtores brasileiros", disse.
 
Ao receber a notícia, Robério Silva contou ter contatado o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e que houve comemoração. "Estamos muito felizes porque é algo no qual o Brasil vem investindo há muito tempo", declarou. Segundo o diretor, o setor produtivo do Brasil não terá nenhum problema para se adaptar à nova alternativa de negociação. "O mercado brasileiro está muito preparado para isso."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário