Clima no Brasil faz café disparar em NY

Publicado em 22/12/2010 07:46
Os preços do café disparam na Bolsa de Nova York, ontem, diante da possibilidade de a próxima safra brasileira ser prejudicada pelo clima. Maior produtor mundial do grão, o Brasil já terá uma colheita menor em 2011/2012 por causa da bianualidade da lavoura, em que, após um ano de grande produção, se segue outro, de menor volume. Com a oferta de GRÃOS do tipo arábica já estreita neste ano, uma safra menor no Brasil deixaria os estoques mundiais ainda mais apertados. No mercado futuro, o contrato futuro para março disparou 4,1%, para 233,85 centavos de dólar por libra-peso, o maior preço em 13 anos e meio.

Os temores a respeito da safra brasileira foram reforçados após a Somar Meteorologia informar que as chuvas da semana passada favoreceram o aparecimento dos primeiros focos de ferrugem nos cafezais. Mais precipitação, de volume baixo, mas constante, está prevista nos próximos dias em todas as regiões cafeeiras da região Sudeste. Isso deve favorecer a proliferação do fungo da ferrugem nas folhas dos cafeeiros, diz a Somar. Já no extremo oeste do Triângulo Mineiro, a baixa umidade do solo, provocada pela escassez de chuvas, está comprometendo o pleno desenvolvimento do cafezal e as temperaturas elevadas têm provocado o abortamento de alguns frutos. Em algumas áreas do cerrado mineiro já se registra quebra de até 20% na produtividade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário