Carne Suína: Ações do PNDS em Ponta Nova (MG) favorecem avanço do setor

Publicado em 22/03/2012 11:42
Ponte Nova (MG) começa as ações do Projeto Nacional de  Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). Conhecida por ser grande polo de  produção suína, responsável por mais de 30% da carne produzida no estado, a  região pretende realizar treinamentos com representantes comercias de frigoríficos, implantar campanhas de marketing em supermercados da região e  investir na capacitação dos produtores por meio de cursos modulares que tem como foco o gerenciamento da granja.

Em parceria com a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais  (ASEMG), o SEBRAE/MG, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga  (ASSUVAP) e o frigorifico Saudali, a região tem como destaque o treinamento  voltado para representantes comerciais do frigorífico, nas cidades de Belo  Horizonte, Uberlândia e Rio de Janeiro.

"O objetivo é promover o aprimoramento de técnicas em vendas e o  conhecimento sobre a carne suína, proporcionado aos profissionais, vasto  conhecimento sobre cortes, informações de preparo da carne suína e ainda os  avanços que a produção de suínos atingiu nos últimos anos", explica Cibele Dias gestora comercial do frigorifico Saudali. A intenção é que os  vendedores levem aos estabelecimentos dados importantes sobre a suinocultura atual e a qualidade do produto que está sendo adquirindo.

Ainda com esse objetivo, a entidade realizará em supermercados da cidade e região a campanha de marketing "Carne Suína, Sabor Que Faz Bem", buscando  sensibilizar consumidores por meio de cartilhas de receitas, degustação de  carne suína no ponto de venda e ainda preparar profissionais de açougue para  ampliar os cortes suínos nas gôndolas desses estabelecimentos.
  
Segundo a gerente de marketing da ASSUVAP, Paula Gomides, a expectativa  neste ano é a continuidade e inovação nas ações para que o consumo interno  atinja a cada ano novos patamares, "focando principalmente a classe C onde  temos o maior numero de consumidores", comenta.

Na área de produção, a ASSUVAP promoverá ainda encontro entre  produtores de suínos e gerentes de granja para troca de experiências,  proporcionando à atividade um avanço significativo na gestão e gerenciamento das granjas. Ainda com esse foco, turmas serão formadas para o treinamento "Qualificação Profissional em Suinocultura", que acontece em parceria com o
SENAR/MG.

A entidade também incentivará a participação dos produtores em uma  missão técnica internacional na França e Espanha, com apoio do Sebrae MG,  para o conhecimento de novas práticas na produção de suínos e ainda conhecer diferentes oportunidades utilizadas pelos europeus no mercado consumidor para a carne suína. "Creio que essa ação poderá ser o diferencial neste ano, pois proporcionará conhecimento único aos participantes", comentou o técnico o  Sebrae/MG da Microrregião de Ponte Nova, Cláudio Gontijo.

O plano de trabalho da região, conta ainda com apoio para a realização a 7a Suinfest - Feira Mineira de Suinocultura, que neste ano leva atualização,  novidades tecnológicas e oportunidades de troca de experiências do setor ao  suinocultor de Minas Gerais. Considerada a melhor feira regional de negócios, a Suinfest reunirá os principais fornecedores, produtores e parceiros da  região. Nas edições de 2008 e 2010, a feira reuniu mais de 2 mil pessoas,  entre suinocultores de Minas Gerais e outros estados, autoridades e parceiros do setor suinícola e cerca de 60 empresas expositoras vindas de seis diferentes estados do país.

Nesse ano o tema do evento será "Carne suína a visão do consumidor" e  o PNDS levará palestras de comercialização da carne suína com o especialista Renato Meirelles sócio-diretor do instituto de Pesquisas Data Popular e  especialista em mercados emergentes e Enzo Donna diretor da ECD Food Service.

Para o presidente da ASSUVAP, Fernando Soares, o PNDS está sendo  reconhecido pelos produtores da cidade e isso tem reforçado sua importância  para a suinocultura regional. "Acredito que todo esse esforço pode fazer a  diferença", conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário