Iraque e África do Sul reabrem mercados para carne bovina brasileira

Publicado em 04/03/2015 11:55
Dois importantes mercados para a carne bovina brasileira acabam de anunciar a retomada das exportações do produto nacional: Iraque e África do Sul.

O Iraque informou, no último dia 2 de março, a liberação das importações de carne bovina brasileira e seus subprodutos. O país tinha optado pela imposição de embargo em função do caso atípico de BSE, ocorrido no Estado do Mato Grosso, em 2014. Atestada a inocuidade do sistema brasileiro pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que manteve ostatus de risco do país como “insignificante”, as negociações bilaterais pela reabertura foram iniciadas. Em 2012, o Brasil exportou mais de 5,6 mil toneladas de carne para o Iraque, registrando um faturamento acima de US$ 24 milhões.

No final de fevereiro, a África do Sul também reabriu o mercado para exportações brasileiras de carne bovina desossada. A África do Sul havia embargado a entrada desses produtos, pela ocorrência de febre aftosa e pelo caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Brasil.  O Brasil já chegou a exportar mais de 11 mil toneladas para este país com faturamento de US$ 16 milhões.

“Foram dois importantes anúncios que vêm somar a significantes conquistas para o setor de exportação de carne bovina brasileira, que desde o ano passado acumula notícias positivas com relação à reabertura e expansão de mercados, como Irã e Egito. Um reconhecimento ao trabalho conjunto da ABIEC, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério das Relações Exteriores (MRE), que não economizam esforços para defender os interesses do País e do setor”, afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne.

Vale ressaltar que para 2015, o setor ainda tem boas perspectivas com o fim definitivo dos embargos de China, Arábia Saudita e Japão, além da possibilidade de abertura para os Estados Unidos. “O que nos permite manter uma previsão otimista para este ano”, ressalta Camardelli.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abiec

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário