CNA discute protocolo de exportação de carne para União Europeia

Publicado em 05/05/2015 12:22

A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu-se nesta segunda-feira (4/5), na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, em Uberaba (MG), com a participação de representantes de federações estaduais e entidades ligadas à pecuária bovina. O encontro, o primeiro sob a coordenação do novo presidente do colegiado, Antônio Pitangui de Salvo, e do novo assessor técnico da comissão, Rafael Linhares, aconteceu durante a 81º Expozebu.

Um dos temas discutidos na reunião foi o Protocolo de Adesão à União Europeia, especialmente em relação à identificação dos animais por meio dos brincos, que ajudam no processo de rastreabilidade dos animais destinados ao abate para exportação para o bloco europeu. A formalização dos protocolos de adesão é uma das etapas previstas na Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) banco de dados elaborado pela CNA, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A PGA terá, primeiramente, todas as informações sobre a movimentação do rebanho bovino brasileiro. No entanto, a ideia é incluir dados sobre toda a movimentação pecuária nacional. Com os protocolos de adesão, o Brasil atende a algumas das exigências dos países que adquirem a carne brasileira, demonstrando maior credibilidade por meio da PGA. 

Segundo Pitangui de Salvo, entraves como estes devem ser discutidos, em conjunto com os outros elos da cadeia, para que a proposta de protocolo de adesão seja apresentada ao MAPA e aprovada pela União Europeia. Desta forma, com a PGA consolidada, com os protocolos, a pecuária nacional terá ganhos expressivos, conquistando cada vez mais mercados.

Outro trabalho a ser feito é fornecer suporte às federações e secretariais estaduais de agricultura e pecuária para unificar as informações sobre o trânsito de animais na base de dados única da PGA, sob a coordenação do MAPA, e a CNA ficando responsável pela gestão dos protocolos de adesão. “Vamos fazer um trabalho de alinhamento nos estados para esclarecer dúvidas”, destacou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Em que pese a própria CNA reconhecer uma mera formalidade a ser cumprida (vejam só, pelo MAPA com a ajuda da CNA!!!) eu tenho uma dúvida: Qual a diferença entre informações sobre a movimentação do rebanho bovino brasileiro e dados sobre a movimentação pecuária nacional? Pois é, eu sei, frango, cabrito, pato, galinha,...

    Trata-se então de formalizar o protocolo de algo que já vem ocorrendo regularmente no comércio de carnes entre o Brasil e a EU... A CNA terá então um banco de dados com as informações já disponiveis no mercado. Interessante. Parece algo muito complicado, mas não é.

    0