Na Folha: Em viagem ao Japão, Dilma deve tratar de embargo à carne bovina

Publicado em 22/07/2015 08:10

A presidente Dilma Rousseff deverá tratar do embargo japonês à carne bovina durante visita que fará ao país no início de dezembro. "Esse é um tema que está sobre a mesa", afirmou nesta terça­feira (21) o embaixador José Alfredo Graça Lima, subsecretário do Itamaraty para a Ásia.

"A ideia é ampliar o comércio, sobretudo das exportações brasileiras, muito concentrada hoje em produtos básicos. Estamos sempre na expectativa de que o Japão possa suspender restrições sanitárias", completou o diplomata. No roteiro da viagem, está prevista ainda visita ao Vietnã, onde serão assinadas parcerias em áreas de agricultura, educação e cooperação técnica.

A partir de hoje, o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) inicia um giro pela Ásia, com ênfase na pauta econômica –ao assumir o cargo, no início do ano, ele cobrou uma "diplomacia de resultados" dos servidores da pasta.

Ele terá encontros com autoridades em Cingapura, Timor Leste, Vietnã e Japão. Em agenda com ministros de Cingapura, a intenção é assinar acordo de facilitação de investimentos –o país é 4º maior investidor asiático no Brasil, atrás de Japão, China e Coreia do Sul. O intercâmbio comercial entre os países é da ordem de US$ 4,1 bilhões.

Em Timor Leste, Vieira participa de reunião da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e no Vietnã, a intenção é tratar da viagem da presidente ao país, no fim do ano. O aumento das relações comerciais deve ser abordado: entre 2013 e 2014, houve aumento de 36% na corrente de comércio.

"Serão analisadas novas oportunidades de comércio, diversificação da pauta exportadora brasileira e iniciativas de cooperação técnica prestada pelo Brasil", afirma o Itamaraty. 

Leia a notícia  na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário