Pecuária de corte desafia a crise e mantém crescimento

Publicado em 15/09/2015 16:02

A previsão de PIB negativo não tira a motivação dos produtores brasileiros em investir na aumento da pecuária de corte, mostrou painel de especialistas realizado hoje na 8a Confederência Internacional dos Confinadores (Interconf), em Goiânia (GO). Mesmo o ligeiro recuo de 200 mil toneladas na produção anual - estimada em 9,9 milhões/t pela Agroconsult - não tira o ânimo do setor. "O preço do boi gordo está 18% superior há um ano e a cotação do bezerro aumentou 31%", disse o engenheiro agrônomo Maurício Palma Nogueria, da Agroconsult.

Outro indicador positivo para a cadeia da carne bovina é o mercado internacional.  "Estimamos redução de 200 mil toneladas nas exportações brasileiras em 2015, mas a variação cambial está devolvendo o fôlego dos frigoríficos", assinalou Adolfo Fontes, do Rabobank.

"A abertura dos mercados da China e dos Estados Unidos representa um passo muito importante para o Brasil exportar mais nos próximos anos. Além disso, os outros grandes fornecedores, como EUA e Austrália, têm problemas para suprir a demanda", completou Fontes.

Essa situação ocorre num momento extremamente difícil para a economia brasileira. Para a economista Zeina Latif, da XP Investimentos, "o Brasil é hoje o patinho feio dos emergentes". Mesmo assim, ela confia na retomada a médio prazo e conceitua esse momento de construtivo. "O Brasil tem desafios internos a superar para voltar a ter a confiança dos mercados internacionais".

A Interconf 2015 é o maior evento da pecuária intensiva do Brasil. Mais de 1.000 produtores, técnicos e especialistas participam do evento, que acontecerá até o dia 17 de setembro.

"A Interconf é o fórum de discussões da cadeia da carne bovina, particularmente sobre o uso de novas tecnologias e ferramentas de boa gestão", explica Eduardo Moura, presidente da Associação Nacional dos Fornecedores, promotora do evento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Interconf

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário