Quarta-feira com chuvas em vários pontos do Brasil

Publicado em 21/10/2015 06:13

A frente fria está avançando pela região Sudeste e já provoca chuvas em vários municípios de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, nessa manhã de quarta-feira. Além desse sistema, outra frente provoca chuvas torrenciais sobre Santa Catarina e faixa litorânea do Paraná. Também podem ser observados nas imagens de satélites áreas de instabilidade sobre Goiás e Mato Grosso, mais nesse caso são mais nebulosidade do que chuvas. Há previsões para novas pancadas de chuvas sobre o Rio Grande do Sul ao longo do dia.

Com isso, as atividades de plantio e colheita ainda continuarão prejudicadas em boa parte da região Sul, sendo que as perdas no trigo só aumentam no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Além disso, o plantio do arroz e de outras culturas também continuará paralisado. Já em São Paulo, essas pancadas de chuvas paralisam, mesmo que momentaneamente, a colheita da cana de açúcar em alguns municípios das regiões central e noroeste do Estado. E a possibilidade de novas pancadas de chuvas sobre Mato Grosso e Goiás permitirá o avanço do plantio da soja, ainda de forma muito tímida, já que os solos continuam muito apresentando níveis muito baixos de umidade.

Mas ao longo dessa semana, novas pancadas de chuvas irão ser observadas sobre os Estados das regiões Sudeste e Centro-oeste, serão ainda chuvas muito irregulares, mas já permitirão que alguns produtores avancem com o plantio da soja e de demais culturas. Bom também para os cafezais que já apresentam perdas em várias localidades produtoras, devido ao forte calor e aos baixos níveis pluviométricos que vem sendo registrados ao longo dessas últimas semanas. E essa deverá ser o padrão das chuvas ao longo de toda essa semana, isto é, chuvas mais concentradas no Sul e pancadas de chuvas no Sudeste e Centro-oeste. Com isso, paralisações pontuais nos trabalhos de colheita da cana de açúcar e das hortaliças, mas sem prejuízos às culturas, e elevação dos níveis de umidade do solo, beneficiando algumas microrregiões e consequentemente favorecendo o plantio.

Já na região do MATOPIBA a semana continuará sendo de tempo aberto, sem previsões para chuvas e com temperaturas altas.

Somente na semana que vem é que o tempo muda e haverá condições para chuvas mais generalizadas em todo o Brasil, inclusive em várias localidades do MATOPIBA.

Alerta Agroclimático - 20 outubro 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário