Brasil e EUA retomam processo para comércio de carne bovina in natura

Publicado em 29/10/2015 06:12

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, informou hoje (28), após audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, que uma missão norte-americana virá ao país em novembro para inspeções da carne bovina in natura.

A iniciativa é considerada um passo necessário para a abertura efetiva daquele mercado ao produto brasileiro.

Segundo a assessoria do ministério, a embaixadora destacou avanços no processo da carne e elogiou a proposta brasileira de criação de um grupo de trabalho para melhorar a avaliação de riscos sanitários e fitossanitários nas Américas.

A assessoria informou ainda que a ministra Kátia Abreu fará viagem de duas semanas a países do Oriente Médio e da Ásia, aos quais tentará vender mais carne brasileira, além de outros produtos do agronegócio.

A viagem começará por Riade, na Arábia Saudita, onde ocorrerá, nos dia 8 e 9 de novembro, o IV Fórum Empresarial Países Sul-Americanos e Árabes, preparatório da Cúpula América do Sul - Países Árabes nos dois dias seguintes. Durante o fórum serão trocadas informações comerciais e apresentadas oportunidades de investimento entre os países.

Em seguida, a ministra se reunirá em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, com autoridades e empresários do setor agrícola. No dia 13, ela estará em Nova Délhi, na Índia, para encontro com o setor privado e órgãos oficiais das áreas de comércio, indústria e agricultura, quando será discutida a possibilidade de ampliação do Acordo de Preferências Tarifárias Mercosul - Índia.

No dia 17, a ministra irá a Pequim, na China, com o objetivo de retomar as negociações para abertura de novas plantas frigoríficas brasileiras. A ideia é aumentar o número de frigoríficos credenciados a exportar carne bovina para aquele país, que retomou as importações do produto brasileiro em maio deste ano, depois de três anos de embargo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário