MT quer avançar na participação nacional de vendas de carne bovina

Publicado em 17/06/2016 07:40

Mato Grosso, o Estado detentor do maior rebanho comercial do Brasil, quer aumentar a participação nas vendas internas e externas de carne bovina.

Para obter esse objetivo, criou o Imac (Instituto Mato­Grossense da Carne), uma ferramenta para elevar a qualidade da carne do Estado.

"O Imac é um instituto privado que não faz parte da administração estadual. O Estado, no entanto, é membro", diz Luciano Vacari, presidente do Imac.

O instituto tem um conselho deliberativo com cinco cadeiras. Além do representante do Estado, ocupam os demais postos dois representantes dos produtores e dois do Sindifrio/MT.

"Há uma participação mínima do Estado, que serve como facilitador para o desenvolvimento do instituto", diz Vacari.

Para que Mato Grosso obtenha uma carne de melhor qualidade, produtores e indústrias são submetidos a algumas exigências.

O animal tem de apresentar uma rastreabilidade do produtor ao consumidor. Além disso, o gado tem de ter saído de propriedades comprometidas com as legislações ambientais e trabalhistas, diz Vacari.

Um outro imperativo para a participação do produtor é que a sua fazenda deverá estar registrada no CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Já o frigorífico que aderir ao Imac terá de admitir a pesagem do gado feita pelo instituto.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário