Qualidade sanitária brasileira está mais visível aos chineses, diz ABPA

Publicado em 06/09/2016 07:25

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participará, nos próximos dias, de dois eventos especiais voltados para os mercados da Coreia do Sul e do Japão.

No dia 06 de setembro, o vice-presidente de mercados da associação, Ricardo Santin, realizará uma apresentação durante uma rodada de negócios em evento organizado pelos Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, juntamente com a Apex-Brasil, em Seul (Coreia do Sul).  O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, também participará do evento.

Posteriormente, no dia 12 de setembro, será a vez do Seminário Avicultura e Suinocultura no Brasil – Parceria em Prol da Qualidade e da Segurança Alimentar, que acontecerá na Embaixada Brasileira em Tóquio.  O evento é promovido pela ABPA, juntamente com a Apex-Brasil e a Embaixada.

Nas duas oportunidades, Santin tratará dos diferenciais técnico-sanitários, da qualidade e da capacidade de fornecimento de produtos da cadeia agroindustrial do Brasil.  Em Tóquio também está programada a abertura do evento pelo Embaixador Brasileiro no Japão, André Corrêa do Lago.

“Hoje o Japão e a Coreia do Sul são grandes demandantes da carne de frango brasileira.  O mercado japonês é, inclusive, nosso segundo maior mercado.  Entretanto, podemos contribuir ainda mais para a segurança alimentar destes dois países com carne suína e ovos de excelente qualidade.  Atualmente, só o Japão está aberto para estes dois produtos, mas ainda importa baixos volumes”, explica.

Em vias de abrir seu mercado para a carne suína brasileira do Estado de Santa Catarina (por ser o único estado brasileiro com reconhecimento de “livre de aftosa sem vacinação”), a Coreia do Sul é hoje uma das grandes ambições do setor, que tem em países da Ásia alguns de seus principais mercados. 

“A qualidade e o status sanitário diferenciados são marcas da avicultura e da suinocultura do Brasil.  Queremos mostrar para estes mercados que a mesma confiança que já conquistamos para o fornecimento de carne de frango, pode ser dada para a carne suína e o ovo do Brasil.  Temos distinções que nos precedem, como o fato de sermos livres de enfermidades como Influenza Aviária, Peste Suína Clássica e Diarreia Suína Epidêmica”, ressalta Santin.

Além do Japão e da Coreia do Sul, o vice-presidente de mercados da ABPA ainda têm em seu roteiro vários outros mercados, em encontros que acontecerão conjuntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Entre estes países estão a Tailândia (negociação de abertura para carne suína), Myanmar (viabilização de vendas de aves e suínos), Malásia (incremento de vendas de carne de frango halal) e Índia (negociação para redução de tarifas de importação, hoje superiores a 100%).

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ABPA

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