Extinção da Fepagro afetará exportação de carne do RS

Publicado em 15/12/2016 09:20

Caso o projeto de lei que prevê a extinção da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) for aprovado, a exportação de carnes no Rio Grande do Sul será afetada por barreiras sanitárias. Isso porque são os laboratórios da Fundação os responsáveis por garantir o status sanitário da cadeia produtiva da carne, por serem os únicos no Estado credenciados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o diagnóstico de doenças como influenza, doença de Newcastle, brucelose, sarna suína, leptospirose, peste suína clássica e doença de Aujeszky.

“A Instrução Normativa 57 do Ministério é bem clara: a perda ou troca do CNPJ dos laboratórios implica na perda do credenciamento. Então, com o fim da Fepagro, toda emissão de resultados para os programas e controles oficiais de certificação sanitária do Ministério ficará suspensa, até que a Secretaria consiga um novo credenciamento”, alerta o pesquisador José Reck, da Fepagro Saúde Animal. Um novo credenciamento custaria por volta de R$ 1 milhão e levaria, em média, oito meses – período pelo qual os produtores de carne do Rio Grande do Sul ficariam impedidos de exportar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Fepagro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário