Exportações de carne bovina em abril atingem menor volume dos últimos cinco anos
As exportações de carne bovina do Brasil, em abril, apresentaram um resultado nada satisfatório. Segundo levantamento da Radar Investimentos o volume de 70,2 mil toneladas é o menor dos últimos cinco anos, se igualando a abril de 2012.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), divulgados nesta terça (2), o Brasil recuou 28,5% em volume se comparado ao mês passado e, 18,9% em relação ao igual período de 2016.
Consequentemente, em receita os percentuais também caíram. Os embarques de abril totalizaram US$ 292,6 milhões, ficando 7,3% inferior a março/17 e 4,1% menor que em abril do ano passado.
Para a Radar, o baixo desempenho das exportações se deu pela redução dos abates neste mês, após o susto com os embargos em razão da operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
O levantamento preliminar da consultoria MBAgro, apontou queda de aproximadamente 20% no volume de animais abatidos, em função do fechamento de unidades frigoríficas e a postura retida dos pecuaristas.
Contudo, "a retomada de mais plantas na semana anterior e nesta terça-feira pode melhorar o quadro das exportações em maio/17 frente abril/17", lembra a Consultoria.
Exportações brasileiras de carne bovina in natura, em mil toneladas

Fonte: MDIC / Radar Investimentos
0 comentário
Com tarifas menores nos EUA, Famato prevê ampliar exportações de carne bovina de Mato Grosso
Abiec diz que considera positiva decisão dos EUA de reduzir tarifas à carne do Brasil
JBS prevê margens mais apertadas para carne bovina nos EUA no 4º tri por escassez de gado
DP World avança no reefer com carnes a islâmicos
Volume parcial de carne bovina exportada até agora supera 276 mil tonelada e ultrapassa exportação de outubro do ano passado
Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro