Maggi reforça importância da parceria com Hong Kong, principal importador de carne brasileira

Publicado em 20/06/2017 08:14

Em viagem à China, onde participou no fim de semana da 7ª Reunião de Ministros da Agricultura dos BRICS (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), visitou Hong Kong, região administrativa do país e principal importador de carnes do Brasil. No ano passado, o volume de negócios fechados do produto foi US$ 1,6 bilhão.

Blairo Maggi agradeceu a Ko Wing-man, secretário de Alimentos e Saúde de Hong Kong, a compreensão demonstrada no episódio da Operação Carne Fraca. “Foram muito propositivos e nos ajudaram muito naquele momento”, disse o ministro, acrescentando que a reação foi técnica e rápida por parte do governo de Hong Kong. “Queremos continuar parceiros”, afirmou o secretário.

O ministro explicou que o Mapa continua apoiando as investigações feitas pela Polícia Federal e que não houve problemas com a qualidade dos produtos. Mesmo assim, observou que os processos estão sendo reexaminados e que a sua orientação no ministério é dar transparência e reforçar os controles. Disse ainda que, na semana anterior à viagem à China, esteve reunido no Ministério do Planejamento para falar sobre a ampliação de investimentos em tecnologia e em pessoal.

“Estamos reformulando procedimentos e retirando burocracias desnecessárias para deixar as pessoas cuidando do que é mais importante. Queremos deixar as coisas bastante claras e transparentes para o mundo. Os senhores podem esperar transparência nos processos e nas nossas comunicações”, assegurou. De acordo com o ministro, a equipe de Ko Wing-man está organizando uma missão técnica para visitar o Brasil.

Na sexta-feira (16), em Nanjing, Blairo Maggi propôs que o Plano de Ação 2017-2020 dos BRICS estabeleça um grupo de trabalho para o monitorar e apresentar propostas que ampliem o fluxo de comércio e de investimento agropecuário e agroindustrial entre os países do bloco. “É fundamental contarmos com mecanismo para superar barreiras ao comércio”, ressaltou.

A comitiva do ministro foi integrada pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Silva, e do presidente da Embrapa, Maurício Lopes. A viagem serviu também para reuniões de interesse recíproco com todos os países do bloco econômico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário