Carnes: receita cambial se recupera, mas não o volume

Publicado em 14/05/2010 10:06
Compilação de dados feita pelo Ministério da Agricultura junto à SECEX/MDIC aponta que as exportações brasileiras de carnes fecharam o primeiro quadrimestre de 2010 com incremento de 18,7% na receita cambial, mas com volume ligeiramente menor (-1,1%) que o registrado no mesmo período de 2009.

Individualmente, só os industrializados de frango e bovino apresentaram queda de receita – uma indicação de que o mundo, em dificuldades econômicas, reduziu a demanda de produtos com maior valor agregado. No mais, as quatro carnes registraram receita maior que a do mesmo quadrimestre do ano passado, o aumento mais significativo vindo da carne de peru (+55%).

A carne de peru, aliás, contribuiu decisivamente para que o volume total exportado recuasse apenas 1,1%: os embarques do produto, no quadrimestre, aumentaram 8,4%, índice que, juntamente com o incremento de 1,3% nos embarques de carne bovina, ajudou a neutralizar parcialmente a queda de 8,5% nas exportações de carne suína e de 1,3% nas de carne de frango.
Notar, aqui, que nos dados relativos ao frango não foram consideradas as exportações de carne salgada, da ordem de 57 mil toneladas no quadrimestre.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário