FAO: Carnes alcançam o melhor preço dos anos 2000
Dados divulgados na quarta-feira, 1º de setembro, pela FAO, braço da ONU para Agricultura e Alimentação, revelam que em agosto passado as carnes alcançaram, no mercado internacional, a melhor cotação dos anos 2000.
Anteriormente, o melhor resultado desse período havia sido registrado em setembro de 2008 (eclosão da crise econômica mundial), ocasião em que o índice de preços FAO para as carnes alcançou valor igual a 137,43 pontos (2002/2004 = 100).
Mas o que se supunha fosse uma “bolha de consumo”, difícil de ser superada, ficou para trás logo na virada do segundo semestre de 2010: em julho, o índice – em decisiva recuperação desde janeiro – subiu para 137,96 pontos, sendo novamente ultrapassado em agosto último, quando alcançou a marca dos 138,73 pontos.
O índice registrado no último mês apresenta ganhos de 16% e de 21% em relação, respectivamente, a agosto de 2009 e ao pior momento da crise (fevereiro de 2009).
0 comentário
Com tarifas menores nos EUA, Famato prevê ampliar exportações de carne bovina de Mato Grosso
Abiec diz que considera positiva decisão dos EUA de reduzir tarifas à carne do Brasil
JBS prevê margens mais apertadas para carne bovina nos EUA no 4º tri por escassez de gado
DP World avança no reefer com carnes a islâmicos
Volume parcial de carne bovina exportada até agora supera 276 mil tonelada e ultrapassa exportação de outubro do ano passado
Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro